Atualização automática da MS causa tela azul no Windows 7 x64

Woody Leonhard, InfoWorld/EUA
04/03/2013 - 18h46
Erro veio junto com atualização liberada para o sistema, parte de patches não relacionados aos de segurança normalmente liberados na quarta terça-feira de cada mês

Se você configurou o Windows para atualizar automaticamente na última terça-feira (26/2) e roda a versão de 64 Bits do Windows 7, talvez tenha sido atingido pelo último update problemático liberado pela Microsoft. O KB 2670838 - conhecido oficialmente como "Platform Update for Windows 7 x64-Edition" - parece provocar o surgimento da temida tela azul. O problema ocorre quando o Internet Explorer 9, em particular, para de funcionar e exibe o erro "PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA", identificando o driver de vídeo como fonte causadora da tela azul da morte.

Eu disse "parece provocar" porque quase uma semana depois de o patch ruim ser liberado a Microsoft ainda não reconheceu o problema (pelo menos não no artigo Knowledge Base), não o corrigiu (embora tenha mudado o status de "importante" para "opcional" na quinta-feira) e basicamente não tem qualquer informação sobre a sua causa ou solução.

Há, no entanto, uma discussão no fórum da Microsoft Answers sobre o bug, que começou em 28 de fevereiro. Relatos do problema vieram de uma variedade de hardware - computadores da HP, Dell, Sony, Compaq, Gateway e Lenovo que rodavam chips gráficos GeForce, Radeon, Intel, AMD, entre outros.

Descrições mais detalhadas observaram que uma barra preta apareceu no lado direito da tela do Internet Explorer 9. Clique na barra e o seu PC mostrará a tela azul.

Executivos da Microsoft estão tentando entender o caso, mas estão trabalhando com informações escassas. Um usuário do fórum Answers, que se autodenomina Wuzzle (2) e possui o emblema da Microsoft no seu avatar - disse no sábado: "A Microsoft está ciente do problema que alguns usuários estão enfrentando ao instalar o KB2670838 em certos sistemas portáteis com gráficos híbridos. Estamos analisando a situação e considerando o bloqueio da atualização para sistemas que podem ser afetados. Os clientes que estão enfrentando problemas em seus sistemas que já instalaram o update devem considerar desinstalar o KB2670838."

É importante perceber que o KB 2670838 não é um patch de segurança. A Microsoft tradicionalmente libera estas atualizações sempre na segunda terça-feira de cada mês (na chamada Patch Tuesday,  que alguns apelidaram como "Black Tuesday"). Essa atualização ruim foi parte de patches não relacionados à segurança, normalmente liberados na quarta terça-feira de cada mês.

Desde que a Microsoft trocou o status do update para "opcional", ele não foi automaticamente instalado em sistemas programados para tal. Mas se você já realizou o download, talvez o Windows tente instalá-lo mesmo assim.

Como resolver

Se você foi um dos atingidos, felizmente é possível resolver o problema facilmente. Da tela azul, reinicie o seu PC. Clique no botão Iniciar (lembre-se, esse é o Windows 7) > Painel de Controle > Adicionar ou remover programas. À esquerda, clique no link para "Exibir Atualizações Instaladas".

Role a tela até encontrar o KB 2670838, que deve estar no topo (ou próximo) da seção marcada como "Microsoft Windows". Dê um duplo-clique na atualização e desinstale-a. Reinicie.

Depois, apenas para ter certeza de que o sistema não instalou o patch novamente, clique em Iniciar > Painel de Controle > Sistema e Segurança. Em Windows Update, clique no link "Verificar se há atualizações". Clique no link que diz "xx atualizações opcionais estão disponíveis" e clique com o botão direito em cima da opção KB 2670383 e escolha "esconder". Aproveite para se certificar de que a atualização automática está desligada.

No ano passado, a Microsoft liberou 5 diferentes - e ruins - patches por meio da atualização automática.