Saiba como "limpar" um HD lotado

Lincoln Spector, PCWorld EUA
21 de janeiro - 11h00 - Atualizada em 15 de março - 13h53
Mais cedo ou mais tarde seu HD irá lotar. Veja como recuperar alguns gigabytes.

“Limpar” um HD lotado para liberar mais espaço pode ser uma tarefa desagradável, envolvendo decisões difíceis sobre quais arquivos você pode descartar e o que manter. Mas mais cedo ou mais tarde, é algo que tem que ser feito.

A primeira coisa que você tem que fazer é rodar o Utilitário de Limpeza de disco, que é parte do Windows. Clique em Iniciar, Todos os Programas, Acessórios, Ferramentas de Sistema e então em Limpeza de Disco. Este programa provavelmente não irá liberar muito espaço, mas vai cuidar de arquivos e pastas que você nem sabe que existem (ou onde estão), mas que ocupam espaço e podem ser facilmente descartadas.

Mas uma limpeza “a fundo” exige mais esforço. Vamos nos concentrar nas duas estratégias mais produtivas: a remoção de duplicatas, e a localização das pastas que ocupam mais espaço.

Removendo duplicatas

Uma quantidade enorme de espaço pode estar sendo ocupada por arquivos em duplicata, especialmente músicas, fotos e vídeos. Um programa que seja capaz de localizar e mostrar estes arquivos pode ser uma grande ajuda, especialmente se ele fornece informações suficientes para que você possa tomar uma decisão quanto a o que fazer.

duplicate-cleaner-360px.jpg
Duplicate Cleaner: encontre facilmente arquivos duplicados

Recomendo o Duplicate Cleaner da DigitalVolcano. É fácil de usar, poderoso, versátil e grátis. Você pode definir várias opções para determinar como o HD será analisado, quais tipos de arquivo procurar, e o que exatamente considerar como uma duplicata (sejam arquivos com o mesmo nome, conteúdo, tamanho e/ou data de criação). Se você estiver procurando especificamente por música, pode fazer a busca por nome do artista, do álbum ou título da faixa. Você também pode dizer ao programa para ignorar arquivos abaixo de um certo tamanho, para se concentrar nos arquivos maiores, que realmente farão a diferença quando apagados.

Depois que termina a varredura, o Duplicate Cleaner indica os arquivos duplicados com cores idênticas, permitindo ao usuário encontrá-los facilmente. Você pode abrir um arquivo, abrir a pasta do HD onde ele está ou selecionar um conjunto de arquivos com base em um critério. Depois de selecionar os arquivos que não quer mais, você pode apagá-los, movê-los ou renomeá-los.

Encontre as pastas mais “gordas”

Nem todos os problemas de falta de espaço são causados por duplicatas. Você pode ter que dar uma olhada nas pastas de seu HD, procurando por outros arquivos que estejam ocupando espaço e que possam ser descartados, ou movidos para um HD externo. Você pode economizar tempo neste processo procurando apenas nas pastas mais “gordas”, ou seja, as que ocupam mais espaço no HD.

treesize-360px.jpg
TreeSize: descubra quais pastas estão ocupando mais espaço no HD

Para isso recomendo o TreeSize Free. Depois de analisar o HD ele mostra uma simples lista de pastas e arquivos, com os maiores no topo. Com isso você pode encontrar facilmente os maiores culpados pela falta de espaço, e decidir se deseja descartar os arquivos ou movê-los para algum outro lugar.

Aqui os maiores culpados geralmente são as pastas contendo músicas e as fotos e vídeos da família. É fácil acumular dezenas de GB de fotos sem perceber (minha pasta, por exemplo, tem 35 GB), já que pensamos em cada foto individual como um arquivo “pequeno”. Dê uma olhada também em sua pasta de downloads, que contém os arquivos baixados pelo seu navegador. Você pode se surpreender com a quantidade de arquivos que baixou tempos atrás, não precisa mais e que estão lá ocupando preciosos GB de espaço em disco.