CES 2012: Acer apresenta serviço na nuvem e "ultrabook mais fino do mundo"

IDG News Service / EUA
09/01/2012 - 12h55
Em primeira coletiva do evento, fabricante asiática mostrou o AcerCloud Service e notebook com 15 mm de espessura.

A Acer mostrou em uma prévia da CES 2012 (Consumer Electronics Show) neste domingo, 8/1, em Las Vegas, um preview de seu serviço gratuito na nuvem para armazenar imagens e outros documentos online, além de um novo ultrabook superfino, que esconde suas portas I/O em uma área escondida na parte traseira do equipamento.

O serviço na nuvem, chamado de AcerCloud, permitirá que as pessoas façam upload de suas imagens, vídeos e documentos para um serviço online hospedado pela Acer, e acessá-los via web a partir de qualquer PC, telefone móvel ou tablet rodando Windows ou Android. Isso inclui aparelhos de outros fabricantes.

O serviço será gratuito para todos os novos consumidores de computadores da Acer e inclui armazenamento “ilimitado”, de acordo com a empresa. Ele será lançado na América do Norte e na China no segundo trimestre, e no resto do mundo, até o final deste ano.

A Acer tem se debatido este ano com a queda nas vendas de PCs, e espera que sua ênfase nos ultrabooks e no serviço na nuvem impulsione sua recuperação no mercado. O AcerCloud será “um diferenciador estratégico para a Acer em longo prazo”, afirmou o diretor e CEO da companhia, J.T. Wang, em uma conferência de imprensa.

Após o lançamento do serviço iCloud, da Apple, no final do ano passado, outras companhias de tecnologia também devem apresentar seus planos para o setor esta semana na CES.

A Acer mostrou vários ultrabooks novos no domingo, uma classe emergente de notebooks finos e leves que chegam para tentar uma fatia do mercado do MacBook Air, da Apple.

Um deles, o Aspire S5, será o modelo seguinte do ultrabook Aspire S3, lançado em setembro do ano passado. Ele possui o mesmo tamanho de tela, 13,3 polegadas, mas é mais leve, com 1,35 kg, e apenas 15 mm de espessura em seu ponto mais amplo, tornando-o o “ultrabook mais fino do mundo”, segundo Wang.

Para manter o notebook fino e, ao mesmo tempo, incluir várias portas I/O, a Acer incluiu o que chama de “MagicFlip I/O port panel” (“painel de entrada MagicFlip I/O”). O usuário aperta um botão próximo ao teclado e a parte traseira do notebook se expande em cerca de um centímetro para revelar entradas HDMI, USB 3.0, e a tecnologia de transferência em alta velocidade Thunderbolt, da Intel.

O S5 começará a ser vendido no segundo trimestre. No entanto, a Acer não revelou os preços do aparelho.

aceraspires501.jpg

Novo ultrabook da Acer é o mais fino do mundo, segundo empresa

Aposta grande
A Acer está apostando grande nos ultrabooks – a empresa espera que eles correspondam por algo entre 25% e 35% de todas as suas vendas de laptops este ano, e que tornem-se um segmento popular nos próximos dois anos, disse Wang.

A companhia também mostrou versões de 14 e 15 polegadas do seu ultrabooks Aspire Timeline Ultra. Elas terão duração de bateria de oito horas e um design duplo (two-spindle), incluindo um drive de DVD e um disco de estado sólido (SSD). Os computadores devem começar a ser vendidos ainda neste trimestre, mas a companhia não revelou seus valores para o mercado.

Todos os novos ultrabooks incluem a tecnologia Green Instant On, da Acer, que permite que eles “acordem” do modo sleep em 1,5 segundo, informa a fabricante. Os produtos também possuem o Acer Always Connect, que permite que eles sejam acordados do modo sleep remotamente mesmo que estejam no modo standby.

Isso permitirá que os usuários do serviço AcerCloudService acessem arquivos de seus PCs a partir de um telefone celular ou outro aparelho mesmo quando o computador estiver no modo sleep, informou a Acer.

No entanto, uma demonstração do serviço PicStream, que permite que os usuários movam imagens de um smartphone para seu PC por meio do AcerCloud, não foi muito bem. Os executivos da companhia culparam a “conexão ruim” do local pelos problemas.

A Acer realizou a primeira coletiva de imprensa da CES 2012, evento que abre sua exposição só amanhã, 10/1. A maior parte dos grandes fabricantes realiza hoje suas conferências para imprensa, e o CEO da Microsoft, Steve Ballmer, realizará a última keynote da companhia na CES na noite de hoje.