Em situação difícil, Mozilla lança vídeo reforçando a importância do Firefox

IDG News Service
07 de dezembro de 2011 - 11h30
Sem o acordo com a Google responsável por 80% da receita em 2010, a empresa pede doações aos usuários do navegador.

A Mozilla está fazendo um apelo um tanto quanto pessoal aos usuários do Firefox, em um cenário de decadência: a parcela de mercado do navegador continua caindo e a empresa perdeu parte de sua receita que vinha de um acordo com a Google.

A companhia lançou um vídeo chamado "The Mozilla Story", que explica as raízes da organização como um projeto comunitário e a importância do Firefox como um navegador open-source sustentado por uma organização sem fins lucrativos. O vídeo evita aspectos técnicos e mostra declarações gerais que dão prioridade aos interesses do usuário.


"Somos uma organização sem fins lucrativos, lutando para proteger a internet que amamos", diz o narrador do vídeo, momentos antes de pedir doações.

Recentemente, o Firefox entrou numa fria: na semana passada, o Chrome atingiu uma parcela de mercado maior do que a do Firefox, segundo a companhia de análises de web Statcounter. Enquanto isso, a Mozilla está renegociando um contrato com a Google que venceu em novembro. Em 2010, essa parceria gerou 103,5 milhões de dólares para a Mozilla - quase 80% da receita anual da empresa.

O faturamento de todos os serviços de buscas representam 98% da receita da Mozilla em 2010, portanto um pedido de doações provavelmente não terá um grande impacto nos ganhos da empresa. Ainda assim, não custa nada tentar comover os usuários e lembrá-los da importância do Firefox.