Kinect vende um milhão de unidades nos seus primeiros dez dias nas lojas

Redação do IDG Now!
16/11/2010 - 10h34
Neste ritmo, a Microsoft prevê que sejam comercializados cinco milhões de unidades do acessório até o final do ano.

A Microsoft divulgou que o Kinect – acessório que capta os movimentos do usuário e os reproduz nos jogos para o Xbox 360 – já vendeu um milhão de unidades em seus primeiros dez dias nas lojas dos EUA.

Nesse ritmo, a empresa prevê que sejam comercializados cinco milhões de unidades do acessório até o final do ano. Nesta semana, o dispositivo chega também ao mercado asiático, o que pode fazer com que as vendas aumentem exponencialmente.

Apesar dos bons números, eles devem ser vistos com certa cautela. Isso porque a Microsoft não declarou que percentual corresponde a cada modalidade de distribuição do Kinect: isso porque o dispositivo é vendido em três versões: um kit em que ele vem com o jogo Kinect Adventures, e dois pacotes em que ele é integrado junto ao Xbox 360 slim, em versões de 4GB e 250GB.

No entanto, Dennis Durkin, vice-presidente corporativo da área de Entretenimento Interativo da Microsoft, afirmou que o Kinect “está vendendo na mesma velocidade em que ele é fabricado”.

No Brasil

O Kinect começa a ser vendido no Brasil a partir do próximo dia 18. Seu preço sugerido será de 599 reais, com o jogo Kinect Adventures incluso.

O público brasileiro terá disposição quatro jogos voltados ao dispositivo: além do Kinect Adventures, sreão comercializados os títulos Kinectimals, Kinect Joy Ride e Kinect Sports. Cada um custará 149 reais. No mercado norte-americano, o Kinect já conta com 15 games desenvolvidos. Segundo Guilherme Camargo, gerente de Xbox 360 na Microsoft Brasil, a expectativa é que o número de games disponíveis para o Kinect no Brasil chegue a 12 até o final de dezembro deste ano.

Como funciona

O Kinect combina uma câmera RGB, um sensor de profundidade e um microfone multiarray. O sensor capta os movimentos do corpo inteiro e vozes individualmente, transformando o usuário no joystick do videogame. Ele será compatível com todos os modelos de Xbox 360 e também interage com o serviço online do console, o Xbox Live.