Rede Globo se movimenta por transmissão de jogos da Copa em 3D

Guilherme Felitti, do IDG Now!
12 de janeiro - 07h00 - Atualizada em 16 de janeiro - 14h34
Emissora negocia com Fifa a transmissão de alguns dos 25 jogos que a federação internacional exibirá em 3D, e que exigem equipamentos especiais.

Notícias Relacionadas

A Rede Globo confirmou que está se movimentando para organizar a transmissão de jogos da Copa do Mundo 2010 em 3D a partir de junho.

Em comunicado, a emissora brasileira afirmou que "está trabalhando para que todos ou alguns (jogos em 3D) sejam mostrados no Brasil".

> Quando a TV 3D vai chegar à sua casa?

No começo de dezembro, a Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou parceria com a Sony para a exibir 25 partidas da Copa do Mundo em 3D por meio de telões instalados em sete cidades espalhadas pelo mundo.

As cidades serão Rio de Janeiro, Roma, Berlim, Londres, Paris, Sydney e Cidade do México. Na parceria, a Sony será a responsável por fornecer o equipamento tecnológica de captação e reprodução.

Pelo acordo, a Sony Pictures Entertainment produzirá um filme oficial em 3D após o término da competição.

A Globo não revela se pretende levar a exibição para outras cidades além da capital carioca, afirmando apenas que a exibição será realizada "em ambientes exclusivos e fechados", já que exigirão equipamentos especiais.

Desde o ano passado, a Globo testa a captação de programas próprios para exibição em 3D, como o desfile de escolas de samba e a novela "Viver a vida".

Em demonstração realizada em sua sede carioca em agosto de 2009, a Globo mostrou cenas da novela que ainda não havia estreado e trechos do desfile carnavalesco do Rio de Janeiro. E revelou que a estratégia de promoção seria semelhante a dos conteúdos de HDTV, demonstrados inicialmente em cinemas.

Os jogos da Copa do Mundo também serão responsáveis pelo início das transmissôes da ESPN 3D, primeiro canal totalmente dedicado a programas em 3D, programado para entrar no ar em 11 de junho, na abertura da competição.

Além da ESPN, a Discovery, em parceria com Sony e IMAX, e a DirecTV anunciaram que colocarão no ar canais focados em conteúdo 3D.