Toshiba revela bateria de notebooks que carrega 90% em 10 minutos

IDG News Service/Japão
30/09/2008 - 08h45
China - Protótipo de bateria SCiB aumenta a durabilidade e ciclos de vida, que chegam até 6 mil, contra 500 ciclos de modelos de lítio-íon.

A Toshiba mostrou, nesta terça-feira (30/09), na feira de tecnologia Ceatec, no Japão, um protótipo da bateria SciB (Super Charge Ion Batteries) para notebooks, que carrega 90% de sua capacidade em 10 minutos.

A tecnologia SCiB , além de permitir o veloz carregamento da bateria, durará mais e sobreviverá por mais ciclos que as atuais baterias - entre 5 e 6 mil ciclos, em comparação com 500 ciclos de uma bateria de lítio-íon. Recentemente, a HP revelou um notebook com 24 horas de duração de bateria.

As baterias SCiB são mais seguras - não explodem em caso de impactos, como é possível acontecer com os modelos de lítio-íon. Isto acontece devido ao uso de um material com um nível mais alto de estabilidade térmica e, além disso, a tecnologia SCiB inclui proteção contra problemas de circuito e aquecimento excessivo.

As baterias surgiram no mercado em 2007, tendo as primeiras versões voltadas a aplicações industriais. O modelo ainda não está próximo de ser incluso em notebooks, segundo a Toshiba, que não revelou quando as baterias SCiB chegam ao mercado.

Sumner Lemon, editor do IDG News Service, de Chiba