Lenovo revela ultraportátil ThinkPad X300, rival do MacBook Air

IDG News Service/EUA
26/02/2008 - 09h12
São Francisco - Laptop tem drive SSD de 64 GB, pesa 1,33 quilo e mede 1,85 cm em seu trecho mais fino, batendo de frente com laptop da Apple.

A Lenovo revelou nesta segunda-feira (25/02) o ultraportátil ThinkPad X300, desafiando o MacBook Air, da Apple, como o notebook mais leve e fino disponíve no mercado.

Com peso inicial a partir de 1,33 quilo, o ThinkPad X300, alega a Lenovo, tem mais funções que o MacBook Air, com 1,5 quilo. A empresa incluiu três portas USB e um gravador de DVD no laptop, enquanto o MacBook Air tem apenas uma entrada USB.

Veja também:
> Confira o teste do ThinkPad X300
> Imagens do Think Pad X300
> Fotos: conheça o MacBook Air

O laptop mede 1,85 centímetro em seu trecho mais fino por 2,34 centímetros na sua parte mais grossa, maior em comparação ao MacBook Air, que tem 0,4 centímetros na sua parte mais fino e 1,93 centímetro na mais grossa.

Voltado para usuários corporativos e finais, o laptop usa 25% menos energia que modelos ThinkPad antecessores com um drive SSD de 64 GB para armazenamento, um LCD de 13,3 polegadas e bateria de polímero de lítio, afirmou a Lenovo.

A bateria de polímero de lítio oferece maior autonomia que a de íon-lítio encontrada na maioria dos portáteis, afirmou Tom Ribble, diretor de marketing para ThinkPad da Lenovo. O sistema suporta até 4 GB de memória e inclui mouse por touchpad e trackpoint, suporte a redes WiFi e Ethernet e câmera.

O aparelho virá com suporte a redes WiMax até o final do ano com a atualização da plataforma Centrino, da Intel, segundo a Lenovo. O comprador pode escolher se o notebook virá com a versão XP Professional ou Vista do Windows.

O ThinkPad X300 tem processador Core 2 Duo SL7100, da Intel, operando a 1,2 GHz. Como já havia feito para a Apple, a Intel encolheu o chip SL7100 para torná-lo 60% menor que o tamanho padrão para componentes com 65 nanômetros.

Além disso, a configuração inicial inclui 2GB de memória DR2, disco SSD de 64GB, placa de rede sem fio, bateria de três células, Bluetooth e leitor de impressão digital.

O ThinkPad X300 terá preço inicial de 7.999 reais, enquanto o MacBook Air, em sua configuração mais simples, sai por 1.799 dólares, e estará disponível pelo site da Lenovo e por parceiros varejistas.

Agam Shah, editor do IDG News Service, de São Francisco.