Google prepara extensão Gears para acesso offline a aplicativos da web

Juan Carlos Perez, para o IDG Now!*
31 de maio - 09h03 - Atualizada em 15 de março - 14h38
Miami - Desenvolvedores começam a testar o Gears,extensão para navegadores que permitirá o uso de aplicativos web sem conexão à rede.

Notícias Relacionadas

O Google prepara a oferta de acesso offline - uma dos maiores problemas das aplicações hospedadas em web -, trabalhando em uma extensão para navegadores chamada Gears.

O lançamento está associado ao Google Developer Day, maior evento da companhia para desenvolvedores terceirizados que acontece nesta quinta-feira (31/05), em 10 cidades do mundo, incluindo São Paulo.

O Google deve dar aos desenvolvedores uma chance de testar o Gears e dar feedbacks de como melhorá-lo. O objetivo final é fazer do aplicativo um padrão de mercado para acessar aplicações offline.

“É o próximo passo para a web”, disse o analista do Gartner David M. Smith. Para ele, a abordagem do Google será de impacto porque pretende estabelecer um padrão do qual toda a indústria se beneficiará.

Entre as entidades que apóiam o Gears estão a Adobe Systems, a Mozilla e a Opera Software, embora o Google esteja em conversas confidenciais com outros fornecedores.

Um nome importante que falta nesta lista é o da Microsoft, com seu navegador Internet Explorer, ainda o mais utilizado no mundo. “A Microsoft vai ter que decidir ou se juntar ao projeto ou criar algo próprio”, disse Smith, acrescentando que a questão do acesso offline é urgente.

O uso das aplicações hospedadas em web é interessante para as empresas porque exige menores custos de implementação e favorece a colaboração em documentos. Contudo, o desafio para o modelo é vencer as preocupações com disponibilidade dos servidores, segurança dos dados e como trabalhar sem estar conectado à internet. O projeto Gears deve endereçar essa última questão.

Como parte do esforço, nesta quarta o Google começa a prover capacidades offline para o seu gerenciador de feeds, o Reader, por meio do Gears. A extensão está disponível no site do Google.

*Juan Carlos Perez é editor do IDG News Service, em Miami.