Falha de segurança coloca laptops da Apple, Dell e Lenovo em risco

Sean Bradley, Tech Advisor (EUA)
17 de setembro de 2018 - 15h18
Brecha é suscetível a ataque do tipo 'cold boot' , quando um hacker precisa do acesso físico ao dispositivo

Uma falha de segurança descoberta recentemente coloca em risco laptops modernos, permitindo que um hacker obtenha acesso ao conteúdo do dispositivo em apenas cinco minutos.

As descobertas vêm do blog da F-Secure e detalham a falha baseada na ideia de um ataque conhecido como "cold boot". Esse tipo de ataque é possível quando um hacker tem a chance de acessar fisicamente um laptop, o força a reiniciar e rouba qualquer informação que permaneça na RAM do computador. Em seus testes, os especialistas descobriram que esse método é eficaz contra quase todos os laptops atuais, incluindo modelos da Apple, Dell e Lenovo.

Quase todos os computadores e laptops modernos têm uma medida de segurança para evitar esse tipo de ataque, mas de acordo com as descobertas da F-Secure, esses recursos de segurança são relativamente fáceis de serem burlados.

Embora esse método não seja exatamente simples de se fazer e exija acesso físico a um laptop para funcionar, também é algo que parece ser universalmente eficaz e não é algo que terá uma solução fácil para os fabricantes de laptops.

Ou seja, ainda que possa não estar afetando os usuários por causa da dificuldade de um ataque, é o tipo de invasão que estará esperando por um laptop de um grande banco ou corporação para ser deixado em algum lugar sem supervisão.

Um dos especialistas que descobriu o hack mais recente sugere que para se prevenir é melhor colocar o laptop em modo de hibernação. Isso significa que não haverá mais chaves na RAM para o hacker.