BB e Startup Farm anunciam parceria para acelerar ecossistema de startups

Da Redação
06/06/2018 - 15h10
Iniciativa contemplará workshops, palestras gratuitas e mentorias com foco específico em diferentes verticais

O Banco do Brasil e a Startup Farm anunciaram nessa terça-feira (5) parceria que visa fomentar o ecossistema brasileiro de jovens empresas de tecnologia. A ideia é que tanto o banco quanto a aceleradora e as startups que participarem dos programas de aceleração da Farm se beneficiem do relacionamento mais próximo, cobrindo aí a possibilidade de ofertar produtos e serviços ou até mesmo trabalharem em conjunto na criação de novas soluções. A parceria ainda contemplará workshops, palestras gratuitas e mentorias com foco em diferentes verticais.

Nos últimos anos, o BB tem investido em iniciativas para fomentar a inovação do sistema financeiro, como o uso de chatbot em atendimentos aos clientes. Hoje 70% dos atendimentos em rede social são realizados via chatbot. Laboratórios de inovação no Vale do Silício e em Brasília oferecem aos funcionários da empresa estrutura para desenvolver suas ideias, com espaço físico e apoio metodológico para experimentação e validação de novos produtos e serviços.

O Banco do Brasil diz que aprendeu com o jeito mais simples e enxuto de ser das startups. Assim, a aceleração das iniciativas digitais foi feita com recursos do próprio Banco, trabalhando como se fossem startups internas. Para Marco Mastroeni, diretor de negócios digitais do BB, o Banco está mais preparado para estreitar o relacionamento com startups.

“Sabemos que o futuro dos serviços financeiros não vai ser construído apenas pelos bancos e, para isso, é importante essa parceria com startups, como complementariedade dos nossos serviços”, analisa Mastroeni.

E assim como já faz com seus projetos de intraempreendedorismo, enviando alguns para serem desenvolvidos no Vale do Siliício, o Banco do Brasil também enviará times para acelerar suas soluções na Startup Farm. Além disso, os executivos do Banco vão atuar como mentores dos negócios.

Para Alan Leite, CEO da Startup Farm, a parceria trará ganhos para todo ecossistema de inovação "ao somar forças, teremos mais alcance nas nossas iniciativas e buscaremos resultados ainda mais consideráveis principalmente para as fundadores que apoiamos".

A OpenCorp Farm, unidade de negócios da aceleradora responsável pelo atendimento corporate, será responsável por ações como a realização de treinamentos de empreendedorismo e inovação para os executivos e funcionários do BB.