Avast libera solução para bug em PCs Windows 10 com Update 1803

Computerworld / EUA
29 de maio de 2018 - 09h00
Em novo post, executivo da empresa de segurança disse que atualização já foi liberada e explica que bug também afeta outros softwares.

A Avast publicou nesta semana uma solução para o problema que afeta as máquinas Windows 10 com o Update 1803, liberado pela Microsoft no final de abril, que rodam o seu aplicativo Behavior Shield. 

“Em cooperação com a Microsoft, nós identificamos um elemento do mais recente update Windows 10 1803 que é incompatível com o Avast Behavior Shield, fazendo com que o update mencionado falhasse em algumas situações (relacionadas a questões de timing, conectividade com a Internet, etc)”, afirmou o CTO da Avast, Ondrej Vlcek, sobre o problema que vem afetando usuários desde a última semana e que fez com a Microsoft desabilitasse os updates para o 1803 em PCs com o software da Avast. 

Conforme relatado na última semana por usuários do fórum on-line Reddit, o bug em questão envolvendo o Windows 10 1803 e o app da Avast “trava” a máquina em uma tela azul que pede para o usuário escolher um idioma para o teclado. 

“Após fazer isso, algumas opções são fornecidas, incluindo ‘fazer boot a partir de outro sistema operacional’. Clicar aqui leva o usuário para outra tela azul com três opções para continuar o processo de inicialização para:

Windows Rollback, Windows 10 on Volume [x], Windows 10 on Volume [x] – as duas últimas opções são idênticas”, de acordo com o usuário gcdrm, do Reddit. 

Em 23 de maio, um “agente da Microsoft” chamado Freddrick Pal fez um post no fórum Microsoft Answers reconhecendo o problema: “O Windows 10 April 2018 Update pode inicializar para uma tela ‘Choose Your Keyboard Layout’ ou para uma tela em branco com uma Lixeira. Durante o upgrade para a versão 1803 do Windows 10, o Windows reinicia automaticamente e uma das duas condições podem acontecer:

O upgrade parece estar completo, mas após fazer login, você observa uma tela em branco com apenas uma Lixeira e uma barra de tarefas. O cursor do mouse está presente, mas o menu Iniciar pode não funcionar. Pressionar as teclas Ctrl+Alt+Del roda o Gerenciador de Tarefas, mas o Gerenciador de Tarefas pode não ser útil.  

Durante o upgrade, o Windows reinicia para uma tela que te pede para ‘Selecionar o seu layout de teclado’. A partir daí, as opções de resolução de problemas podem ser selecionadas, mas nenhuma delas parece resolver o problema. Por exemplo, se o Windows Rollback é selecionado, então o processo inteiro é repetido.” 

Como está ficando cada vez mais comum no fórum Microsoft Answers, especialmente nos posts feitos por “agentes da Microsoft”, os comentários nesta publicação estavam desabilitados, o que impede uma discussão sobre o assunto com os usuários.

Solução da Avast

Conforme explicado no início, o CTO da Avast fez um post falando sobre uma solução para o problema. “Felizmente, descobrimos uma maneira de evitar o problema e agora estamos enviando automaticamente para todos os usuários o update, o que garante que o problema não aconteça. O número do VPS é 180524-08; todos os usuários rodando essa versão (ou outra mais recente) deverão estar 100% protegidos.” 

(VPS é um update completo do Avast Behavior Shield.)

No seu post, o executivo também fornece um procedimento complexo dividido em 18 passos para você retornar o seu computador ao estado original dele caso tenha enfrentado problemas com o bug. 

Vale notar que não há nenhuma menção sobre o bug, ou sua possível solução, no segundo update cumulativo de maio para a versão 1803 do Windows 10, lançado há alguns dias sob o nome KB 4100403.

Problema amplo

Por fim, o Vlcek diz que a Avast continuará investigando o problema e que o bug não é específico do app da empresa de segurança. “Enquanto isso, vamos continuar investigando o problema, que parece afetar apenas um pequeno grupo dos nossos usuários. Aliás, no momento, sabemos que esse não é um problema específico da Avast já que ele também afeta outros softwares.”