3 livros que todo candidato a empreendedor deve ler

Da Redação
28 de maio de 2018 - 09h06
Um bom gestor sempre está em busca de novos conhecimentos e informações sobre seu negócio

A nosso pedido, a ADV Tecnologia listou livros essenciais para empreendedores. As obras selecionadas já estiveram na lista dos livros mais vendidos e são consideradas verdadeiros clássicos no mundo do empreendedorismo.

Um bom gestor sempre está em busca de novos conhecimentos e informações sobre seu negócio. Estar atento às novidades do mercado é importante, mas explorar experiências de quem é da área é essencial. É importante destacar que a leitura para ajudar nos seus negócios não fica restrita aos livros indicados neste texto. O bom empreendedor está em constante aprendizado.

Confira as dicas:

1. A Estratégia do Oceano Azul
Publicado em 2005, o livro “A Estratégia do Oceano Azul”, escrito por W. Chan Kim e Renée Mauborgne é considerado um clássico no empreendedorismo. O livro apresenta uma maneira diferente de pensar sobre estratégia, mostrando a criação de um espaço chamado de oceano azul, que significa longe da concorrência (oceano vermelho).

No oceano vermelho, a concorrência é maior e por consequência a lucratividade é menor. Já no oceano azul, o contrário acontece e as chances de conseguir um lucro melhor crescem. Mauborgne e Kim escreveram o livro após estudarem 150 ganhadores e perdedores de 30 indústrias diferentes. Para eles, quando há a criação de um novo nicho, a concorrência se torna irrelevante. Um dos exemplos apresentados no livro é o Cirque du Soleii e o Starburcks.

2. O mito do empreendedor
Para aqueles que estão em busca de uma produtividade melhor ou até mesmo estão na fase de criação do negócio, o livro de Michael E. Gerber, dá dicas essenciais para alcançar não apenas o sucesso, mas uma empresa organizada e lucrativa.

Gerber questiona o leitor “como posso criar um negócio tão bem organizado e amarrado que ele poderia ser replicado em todos os estados do país, ou países do mundo?”. O exemplo citado por ele é da rede Mc Donald’s. Hoje, independente do lugar, qualquer franquia aberta oferece lucro para seu dono.

O mito do empreendedor se torna um dos livros que todo empreendedor deve ler pelo simples fato de dar dicas que funcionaram. Isso porque Gerber já ofereceu consultoria para mais de 65 mil empresas e trouxe resultados interessantes.

3. O poder do hábito: Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios?
Todos nós temos algum hábito e são eles os protagonistas na obra do jornalista do The New York Times, Charles Duhigg. O repórter mostrou em seu livro que uma das chaves para criar empresas revolucionárias e alcançar uma gestão de sucesso é conseguir entender como os hábitos funcionam.

Além disso, Duhigg mostra como a transformação dos hábitos pode alavancar sua vida pessoal e profissional. Segundo pesquisas, estudos e fontes ouvidas pelo autor, os hábitos a longo prazo causam impacto na nossa saúde, produtividade e até mesmo na estabilidade financeira.

Esse não é só um exemplo de livros que todo empreendedor deve ler, mas também para todos que desejam alcançar suas metas.

book