Microsoft pode lançar versão menor e mais barata do Surface contra iPad

PC World / EUA
17 de maio de 2018 - 09h00
Segundo a Bloomberg, novo tablet custaria em torno de US$400 e teria tela menor, de 10 polegadas.

O recém-lançado iPad mais barato (que custa 329 dólares nos EUA) pode estar prestes a ganhar mais um concorrente – e não estamos falando de tablets Chromebook. Isso porque a Microsoft planeja lançar um tablet Surface de 400 dólares, conforme afirma Bloomberg, possivelmente no início do quarto trimestre. 

Vale lembrar que o modelo mais barato do Surface Pro disponível atualmente custo o dobro deste valor, e qualquer outra configuração sai por cerca de 1 mil dólares ou mais.

De acordo com a Bloomberg, esse novo tablet mais barato da Microsoft terá uma tela menor, de 10 polegadas, em vez do display de 12,3 polegadas dos outros aparelhos da família Surface. 

A reportagem ainda aponta que esse Surface de baixo custo não levará o “Pro” no nome - também deverão sair de cena as bordas arredondadas. Por outro lado, o aparelho ganhará um conector USB-C no lugar da entrada proprietária da Microsoft, segundo o site. 

A Microsoft também estaria preparando acessórios mais baratos do Surface, incluindo um teclado e uma caneta Stylus, para complementar o tablet, que ainda incluirá um suporte. O novo dispositivo teria versões de 64GB e 128GB, assim como uma opção 4G/LTE.

A Bloomberg afirmou ainda que o tablet rodará o Windows 10 Pro como os seus “irmãos” mais caros. Caso esse Surface de 400 dólares realmente exista, há uma boa chance de que seja uma forma para levar os serviços da Microsoft para o mercado de educação, contra os já citados iPad e tablets Chromebook. Isso tornaria bastante provável que o dispositivo rodasse o Windows 10 S, que pode ser atualizado para o Windows 10 Pro, ou com o Windows 10 Pro no modo S.