Facebook cria divisão dedicada à tecnologia que sustenta o bitcoin

Da Redação
09 de maio de 2018 - 12h30
Ex-CEO do PayPal assumirá projeto de blockchain; Entretanto, companhia não formalizou perspectivas e funções da nova área

O Facebook terá uma área focada exclusivamente ao blockchain. Segundo informações do site Recode, a nova divisão vai ser liderada por David Marcus, antigo CEO do PayPal e que há quatro anos comanda a área responsável pelo desenvolvimento do Facebook Messenger.

Entretanto, a companhia ainda não esclareceu sobre os projetos e possíveis produtos do Facebook que irão recorrer à tecnologia que sustenta as criptomoedas. O Recode nota que as novas ambições da empresa de Mark Zuckerberg são sinalizadas por uma reformulação interna anunciada aos funcionários nessa terça-feira, 8.

E não é só Marcus que conta com um novo posto no Facebook. O CEO Zuckerberg reorganizou todos produtos e as áreas de engenharia em três divisões principais, incluindo um novo grupo chamado de "Família de apps", liderado pelo diretor de produto Chris Cox, anteriormente responsável pelo aplicativo principal do Facebook. Cox agora terá como responsabilidade o Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger.

A equipe dedicada ao projeto de blockchain se organizará em uma das outras três divisões, chamada de “Novas plataformas e infra”, que será gerenciada pelo CTO Mike Schroepfer. Os esforços em realidade aumentada, realidade virtual e inteligência artificial do Facebook também estarão sob supervisão de Schroepfer. 

Segundo o Recode, as mudanças internas do Facebook têm como objetivo melhorar a comunicação dos próprios funcionários e a privacidade do usuário. A reestruturação é a mudança mais recente do Facebook, que tem anunciado uma série de alterações em seus serviços para reparar o estrago feito com o vazamento de milhões de dados de usuários pela consultoria Cambridge Analytica.