Intel encerra oficialmente os chips Kaby Lake-X

PC World / EUA
02 de maio de 2018 - 10h30
Sem alarde, fabricante publicou documento em que anuncia que os confusos processadores estão sendo descontinuados.

Os chips Kaby Lake-X, da Intel, eram confusos desde o início. Lançados juntamente com os poderosos processadores multi-núcleos Skylake-X no ano passado, os chips quad-core não ofereciam nenhuma vantagem perceptível em relação aos Kaby Lake padrão além de um ganho muito ligeiro de velocidade. 

Mesmo assim, eles exigiam placas-mãe caras X299, que custavam significativamente mais do que o hardware principal – e então falhavam em aproveitar as vantagens da plataforma principal. A Intel anunciava essas CPUs como um sonho para quem queria aumentar velocidades de clock, mas, na verdade, eles eram apenas estranhos, e tornaram-se obsoletos poucos meses após o lançamento com a chegada do chip Core i7-8700K, com 6 núcleos e 12 threads, em outubro de 2017.

Pois bem, agora o Kaby Lake-X é oficialmente obsoleto. Como publicado inicialmente pelo site Tech Report, a Intel descontinuou os processadores Core i5-7640X e Core i7-7740X sem alarde em um novo documento destacando as datas de fim da linha dos chips. O texto em questão sugere que o Kaby Lake-X foi realmente substituído pelos chips Coffee Lake de oitava geração, alegando que “a demanda do mercado por produtos listados nas tabelas abaixo ‘Products Affected/Intel Ordering Codes’ migraram para outros produtos Intel”.

Os processadores Core i5-7640X e Core i7-7740X continuam disponíveis na Amazon, mas você não deveria comprá-los agora que foram descontinuados. Os processadores Skylake-X e Core de oitava geração conseguiram encontrar nichos próprios, assim como os rivais AMD Ryzen e Threadripper. Já o Kaby Lake-X nunca fez sentido de verdade.