Intel contrata ex-engenheiro da AMD que criou a arquitetura Zen

Jason Snell, Macworld / EUA
26/04/2018 - 15h28
Responsável pela arquitetura que deu origem aos chips Ryzen, Jim Keller se juntará a outro ex-engenheiro da AMD, Raja Koduri, que foi para a Intel em 2017.

A Intel confirmou nesta quinta-feira, 26/4, que contratou a mente por trás da arquitetura Zen, da rival AMD, Jim Keller, como seu novo diretor de engenharia de silício. 

Keller, que tinha deixado a AMD para se juntar à Tesla como diretor de engenharia da divisão autopilot, foi contratado agora pela Intel, segundo um tweet da empresa publicado na manhã de hoje. 

Com isso, Keller passará a trabalhar ao lado de outro ex-funcionário da AMD na Intel. Isso porque Raja Koduri, que era responsável pela área de placas gráficas Radeon na AMD, foi contratado pela Intel no fim do ano passado.

Keller é um dos nomes mais conhecidos do Mercado de semicondutores, especialmente nos círculos dos microprocessadores para PCs. Ele foi responsável pelas arquiteturas K7 e K8, que eventualmente levaram ao Athlon 64 – um dos poucos períodos da história da AMD em que a empresa competiu diretamente com a Intel, e foi inclusive a primeira no segmento 64-bit. A arquitetura Zen, que forma a base dos chips Ryzen, levou a um aumento recente nas vendas e receita/lucro da AMD>

Até o fechamento da reportagem, a Intel não tinha revelado quais serão as responsabilidades de Keller na empresa.

Mas a combinação de Koduri e Keller mostra que a Intel agora voltou a pensar seriamente sobre o desenvolvimento de chips, em vez de simplesmente seguir a chamada Lei de Moore.

O que isso significa para você

Nada, por enquanto. Não sabemos quais serão as responsabilidades de Keller na Intel, e costuma levar entre um e dois anos (se não mais) para que um design de chip seja concretizado – vale notar que Keller foi contratado pela AMD em 2012, onde ficou até 2015.