Volvo Cars lança fundo de investimento para acelerar startups da indústria

Da Redação
28/02/2018 - 15h23
Iniciativa visa investir em tendências que estão transformando a indústria, como IA, eletrificação, condução autônoma e serviços de mobilidade digital

A Volvo Cars lançou um fundo de investimento global para startups. O foco do Volvo Cars Tech Fund é investir em tendências tecnológicas que estão transformando a indústria, como inteligência artificial, eletrificação, condução autônoma e serviços de mobilidade digital. Segundo a companhia, uma empresa da Califórnia, que desenvolve sensores avançados, foi a primeira a receber investimento do fundo.

Para a Volvo Cars, a iniciativa é uma forma de se aproximar das startups voltadas para o setor, já para as empresas nascentes é uma oportunidade de também validar suas tecnologias e acelerar o ritmo de adequação de seus produtos ao mercado.

"Buscamos investir em empresas que possam nos fornecer acesso estratégico a novas tecnologias, capacidades e talentos", disse Zaki Fasihuddin, vice-presidente de Parcerias Estratégicas no Centro de Tecnologia Volvo Cars Silicon Valle. Fasihuddin foi nomeado CEO do Volvo Cars Tech Fund.

"Ao apoiar empresas promissoras na vanguarda do desenvolvimento tecnológico e fornecer-lhes capital estratégico, fortalecemos nosso papel de liderança na transformação da indústria", completou.

No ano passado, a fabricante sueca inaugurou um centro de inovação no Vale do Silício, região onde gigantes de tecnologia como o Google e Uber estão desenvolvendo tecnologia para carros autônomos. Segundo a empresa, o novo fundo integra os esforços contínuos para acelerar a transformação digital da montadora.