Bots Brasil Awards anuncia os melhores Chatbots de 2017

Da Redação
05 de fevereiro de 2018 - 16h09
Votação considerou as opiniões do público em geral, dos influenciadores e de desenvolvedores de chatbot em todo o país

A Chatbots Brasil, comunidade de pessoas interessadas em Bots, Interfaces Conversacionais, Inteligência Artificial e assuntos relacionados, criada para explorar e aprender de forma colaborativa sobre chatbots, anuncia os melhores bots brasileiros de 2017, vencedores do Bots Brasil Awards. 

O resultado considerou a votação de pessoas influentes no segmento de chatbot e a do público em geral. O levantamento foi realizado entre novembro de 2017 e janeiro de 2018.   

“O objetivo dessa votação é ajudar a comunidade a se unir e trocar ideias sobre os melhores bots do ano. Assim, teremos alguns cases que podem servir como base, inspiração e benchmarking para os que estão por vir em 2018”, comenta Caio Calado, co-organizador.

Metodologia
A primeira fase contou com mais de 380 votos de pessoas de 90 cidades e três países, que indicaram cerca de 60 bots que funcionam por meio de aplicações como Facebook Messenger, Twitter e sites. No entanto, apenas cinco bots mais bem colocados nas categorias passaram para a segunda etapa.

Já no final da segunda fase, cerca de 2.600 pessoas votaram nos melhores chatbots na categoria Público. Além disso, para escolher os ganhadores da categoria Influencers, houve a ajuda de 16 pessoas que trabalham, contribuem com a comunidade e influenciam no desenvolvimento de bots. Entre elas estão Sérgio Passos, CTO da Take; Luísa Silva, Redatora do PagSeguro UOL, e Heloisa Candello, Researcher da IBM Research AI.

A única condição foi a de que os influenciadores não poderiam votar em bots que eles (ou suas empresas) desenvolveram.

Confira os vencedores em suas respectivas categorias: 

·         Serviços

- Voto do Público: Magazine Luiza (Lú), criado pela Nama;

- Voto dos InfluencersVisa, criado pela Smarters;

·         e-Commerce

- Voto do Público: PagSeguro (Paguinho), criado pela Take;

- Voto dos InfluencersShopFácil, criado pela Smarters

·         Mídia

- Voto do Público: Uol, criado pela própria empresa;

- Voto dos InfluencersBeta feminista, criada pelo laboratório de ativismo Nossas;

·         Entretenimento 

O bot do Rock In Rio (Roque), criado pela Take e agência Outra Coisa, venceu em ambas as categorias;

·         Assistente Pessoal

- Voto do Público: Bia Talk, criada pela própria startup; 

- Voto dos InfluencersClipping Bot, criado pela Clipping CACD;

Para saber mais informações e conhecer todos os bots participantes, clique aqui.