Quase metade das empresas foi alvo de ransomware no último ano

Da Redação
06 de dezembro de 2017 - 17h32
De acordo com o levantamento da Cylance, esses ataques impactaram mais de 5% dos endpoints das empresas em mais da metade dos casos (56%).

Quase metade (46%) das empresas vivenciou um ataque de ransomware nos últimos 12 meses, segundo a nova pesquisa Top-of-mind Threats and Their Impact on Endpoint Security Decisions, encomendada pela empresa de segurança Cylance. 

De acordo com o levantamento, esses ataques impactaram mais de 5% dos endpoints das empresas em mais da metade dos casos (56%), sendo que 60% das companhias atingidas experimentaram algum tipo de recorrência do memso sistema de resgate.

Machine learning

O estudo mostra ainda que o aprendizado de máquina (machine learning) é cada vez mais importante para a proteção dos endpoints. Nada menos do que 47% dos respondentes implantaram omachine learning para segurança de endpoints, com 23% testando atualmente a tecnologia. 

Além disso, 32% dos entrevistados que já usaram a tecnologia disseram que o machine learning está detectando malware novos e desconhecidos que escapam de outras soluções de segurança de endpoint.

Principais ameaças

Os cibercriminosos estão no topo da lista de agentes ruins, conforme o relatório. Isso porque 90% dos entrevistados estão preocupados ou extremamente preocupados com a ameaça representada pelos ciber-criminosos, por Estados-nação (82%), por hacktivistas (79%) e por infiltrados (78%). 

Metodologia

A pesquisa foi realizada pela Enterprise Strategy Group a pedido da Cyclance. No total, foram entrevistados 300 profissionais de TI e segurança da informação de grandes organizações nos Estados Unidos, Japão, Reino Unido, França e Alemanha.