Em alta: saiba quais profissionais de TI terão ganhos maiores em 2018

Da Redação
28 de novembro de 2017 - 16h50
Guia Salarial da Robert Half aponte salários melhores para todos os profissionais de TI. Cientista de Dados e Diretor de Segurança são as mais valorizadas

Se você é profissional de TI, pode esperar por salários maiores em 2018. As perspectivas são otimistas, segundo o Guia Salarial da Robert Half. A expectativa de melhora do cenário econômico é uma unanimidade e as empresas já começam a tirar alguns projetos da gaveta, o que deve trazer um impacto positivo ao cenário de contratações, segundo Fernando Mantovani é diretor geral da Robert Half.

Como em todo o mundo, o setor de tecnologia continua evoluindo a uma velocidade sem precedentes no Brasil. E esse avanço tem levado muitas empresas a buscarem profissionais de TI para expandirem as equipes, seja com contratos permanentes ou por tempo determinado. 

A busca não está pautada apenas no conhecimento técnico do profissional. Os empregadores querem funcionários analíticos, que trabalhem na resolução de problemas, e que atuem como verdadeiros parceiros de negócios. Neste sentido, existe um grande aquecimento em posições que revertam em venda e receita, como aquelas ligadas a Business Intelligence (BI), Big Data e Transformação Digital, áreas nas quais as empresas estão investindo. Não por acaso, os Cientistas de Dados aparecem entre os profissionais mais valorizados em 2018, segundo o Guia Salarial da Robert Ralf. Só perdem, em percentual, para os diretores de Segurança. Desenvolvedores Mobile, Desenvolvedores full-stack e Agile Coaches também aparecem entre as posições mais valorizadas.

Confira.

Robertralf1

Roberthalf2

Roberthalf3

(Abra as imagens em uma nova janela para ampliar)

Para os profissionais em busca de recolocação ou dispostos a fazerem movimentos na carreira, é importante realizar uma boa leitura do mercado, segundo Mantovani. O que as empresas estão buscando? Quem é o candidato ideal? Quais as habilidades técnicas exigidas? E as competências comportamentais mais buscadas? Eu estou preparado?

As empresas, por outro lado, têm que ser claras e transparentes com seus objetivos, seja na hora da contratação, seja dentro de casa, visando a retenção de talentos. O que você espera do novo profissional? Qual é o perfil ideal para a função? Muitas vezes, ele não é o que tem mais experiência, mas sim o que compartilha dos interesses e valores da companhia. Dentro de casa, a preocupação deve ser com a comunicação adequada. Os colaboradores têm recebido feedbacks frequentes? Eles têm claras as expectativas da empresa com relação ao seu trabalho e entrega?

Quando mais essas informações estiverem alinhadas, mais fácil será construir uma equipe coesa e engajada. O que impacta diretamente a produtividade e, por consequência, os resultados da empresa.

Roberthalf