Intel contrata engenheiro da AMD e esquenta disputa entre rivais

PC World / EUA
09/11/2017 - 11h19
Intel confirmou que Raja Koduri, que tinha liderado o desenvolvimento do Vega na rival, irá comandar a sua nova divisão Core and Visual Computing Group

Imagem: Gordon Mah Und/IDG

A Intel jogou uma bomba no mercado nesta quarta-feira, 8/11, ao confirmar a contratação do ex-guru de placas gráficas da AMD, Raja Koduri, que irá liderar um novo grupo para desenvolver placas discretas top de linha “para um amplo grupo de segmentos de computação”. 

Koduri, que começará oficialmente na Intel em dezembro, irá ser o responsável pelo novo Core and Visual Computing Group, segundo a Intel. Koduri deixou a AMD nesta semana, o que levou a especulações de que estaria de partida para a Nvidia ou Intel, as outras duas líderes do segmento. 

O que não se sabia, no entanto, era se ele estaria envolvido em gráficos para PC ou algo mais tangencial, como Inteligência Artificial. Mas a Intel não parece ter desistido dos PCs. Representantes da Intel não confirmaram se o novo cargo de Koduri como diretor do Core and Visual Computing Group incluirá especificamente placas para PCs, mas tudo parece indicar que sim. 

Koduri possui 25 anos de experiência no setor de placas gráficas, mais recentemente liderando os esforços da AMD para desenvolver seu próprio chip top de linha, o Vega. “Sempre admirei a Intel como uma líder em tecnologia e tive colaborações frutíferas com a empresa ao longo dos anos”, afirmou o engenheiro em comunicado.

Vale notar que a confirmação da saída do engenheiro da AMD para a Intel acontece apenas dias após as rivais revelarem uma parceria em um aparente clima de cordialidade.