SAP e Prefeitura de SP lançam programa para ensinar programação a jovens

Carla Matsu
12 de setembro de 2017 - 16h13
Latin Code Week planeja capacitar 400 jovens estudantes em linguagens de programação. Inscrições e treinamento serão inteiramente gratuitos

A SAP Brasil firmou uma parceria com a Prefeitura de São Paulo para capacitar jovens estudantes em linguagens de programação. Batizada de Latin Code Week, a iniciativa foi anunciada nesta terça-feira (12) durante o SAP Forum Brasil, que acontece hoje e amanhã em São Paulo.

O programa visa preparar, inicialmente, 400 jovens estudantes na faixa etária entre 16 a 25 anos para um mercado de trabalho cada vez mais digital e competitivo. As oficinas serão ministradas por funcionários voluntários da SAP e da Prodam, além de monitores especializados.

Durante o treinamento, os estudantes aprenderão a desenvolver aplicativos na SAP Build, plataforma lançada pela companhia no ano passado e que incorpora elementos do design thinking para facilitar a prototipagem de aplicativos. A metodologia de ensino foi desenvolvida pela SAP em parceria com a ONG Junior Achievement.

Além dos conhecimentos em linguagem de programação, o conteúdo deverá abordar habilidades em Design Thinking, comunicação e trabalho em equipe.

“Iniciativas como essa, além de contribuírem decisivamente para a inclusão social e digital da nova geração, plantam sementes de inovação que vão se multiplicar e resultar em soluções criativas para vários setores da sociedade”, destaca Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil.

O Latin Code Week receberá os estudantes em seis grandes etapas, descentralizadas nas quatro macro-regiões da cidade. Cada etapa atenderá um time de 60 jovens, subdividas em grupos de seis ou sete componentes. Serão 20 horas de capacitação para cada um, distribuídos ao longo de uma semana, sempre às tardes. Já os treinamentos serão dados em diferentes centros da prefeitura, como os CEUs (Centros Educacionais Unificados).

Para o encerramento, os estudantes serão desafiados a desenvolver um protótipo de uma solução para um problema ligado à gestão pública. Cada etapa terá um projeto vencedor e os escolhidos participarão de uma grande final em março. As ideias de aplicativos serão avaliadas por uma banca e premiadas conforme sua viabilidade como um verdadeiro negócio, informou a SAP.

Os treinamentos serão gratuitos e acontecerão nos meses de dezembro de 2017 e janeiro de 2018. As inscrições estarão abertas entre os dias 5 de outubro e 7 de dezembro.

O Latin Code Week integra o Programa Profissão Cidadão, lançado recentemente pela atual gestão da Prefeitura de São Paulo e que formula políticas públicas para a capacitação de jovens e adultos da cidade.