Fundo de investimentos do Bradesco faz primeiro aporte em startups

Da Redação
09/03/2017 - 12h36
Rede Frete Fácil e Semantix participaram do programa InovaBra. Fundo tem como foco investir em startups de IA, plataformas digitais e infraestrutura
O Bradesco anunciou que as startups Rede Frete Fácil e Semantix são as primeiras que receberão aportes por meio do Fundo FIP Multiestratégica InovaBra I – Investimento do Exterior. 
 
Lançado na terceira edição do programa InovaBra startups, o fundo conta com R$100 milhões de capital comprometido pelo próprio Bradesco e permite investimentos em startups no Brasil e no exterior. 
 
O programa tem como foco investir em startups que tenham desenvolvido soluções pautadas em três áreas. São elas algoritmos e máquinas inteligentes, digitalização de serviços e processos, além de soluções para agilizar e modernizar infraestrutura de processos/sistemas para suportar a velocidade das mudanças tecnológicas. 
 
Segundo o InovaBra Ventures, o ticket do investimento dependerá do grau de maturação da empresa e/ou avaliação econômico-financeira do negócio e poderá ter aportes adicionais em casos de novas rodadas e/ou situações pontuais, avaliadas caso a caso. 
 
O Bradesco poderá também aceitar, eventualmente, co-investidores em todas as rodadas de investimento. “Com este modelo buscamos maximizar o retorno investido em participações no capital de startups que apresentam ou possam gerar benefícios estratégicos para o Banco”, comenta Mauricio Minas, vice presidente do Bradesco. 
 
A startup brasileira Rede Frete Fácil participou da primeira edição do programa inovaBra startups. A empresa desenvolveu uma plataforma para oferecer serviços de inteligência na contratação de fretes, incluindo localização de veículos disponíveis, divulgação de cargas, otimização de circuitos e gestão de contratação. A plataforma permitiu uma oferta mais robusta de soluções de transporte via Bradesco Cartões, particularmente no produto Cartão Bradesco Transporte.
 
Já a Semantix é uma empresa especialista em inovação e transformação digital com foco na computação cognitiva especialmente nas verticais de Big Data, Analytics, IoT, Processamento de Linguagem Natural e Inteligência Artificial. A companhia oferta soluções de ponta a ponta, desde o treinamento, passando pela consultoria, desenvolvimento, sustentação, suporte e revenda de soluções de seus parceiros estratégicos além de produtos próprios no Brasil. 
 
A estratégia da empresa é investir em novos talentos, fazer parceria com laboratórios de grandes universidades brasileiras e internacionais, expandir suas operações pela América Latina e criar produtos de dados disruptivos com inteligência cognitiva.