Google dá desconto de 30% no G Suite, ex-Google for Work

Da Redação
29/09/2016 - 19h10
A partir de hoje, pequenas e médias empresas poderão usar os aplicativos de produtividade pagando 3,50 dólares por funcionário/mês, durante um ano. Promoção é válida somente para novos usuários

O Google está fazendo uma grande mudança em todas as suas ofertas de serviços de nuvem para o segmento corporativo. A partir de hoje, o  Google apps for Work passa a ser chamar G Suite e passa a ser o braço software as a service da Google Cloud. E ganha uma série de funcionalidades de Machine Learning e Inteligência Artificial. Além disso, para promover o produto entre pequenas e médias empresas brasileira, o Google decidiu fazer uma promoção, válida apenas para novos clientes e por prazo limitado. A partir de hoje, será possível contratar a G Suite com 30% de desconto no preço original do plano básico, pagando apenas 3,50 dólares por funcionário/mês, durante 12 meses.

A assinatura do plano básico dá direito a e-mail profissional com domínio próprio (Gmail), armazenamento online no Drive; calendários compartilhados; ferramentas para videoconferências; e todos os aplicativos produtividade (Documentos, Planilhas e Slides). Todos acessíveis a partir do computador, tablet ou celular (Android, iOS e BlackBerry).

Para contratar o serviço, basta entrar no site seguir os cinco passos necessário para criar uma conta e informar um cartão de crédito internacional para fazer o faturamento. A promoção é válida apenas para clientes novos, com empresa aberta no Brasil, e para os primeiros 99 funcionários registrado no serviço.

Foco em IA e Machine Learning
Nos aplicativos da G Suite, a IA e o aprendizado de máquina estarão presentes em recursos como a funcionalidade Explorar, já disponível nas planilhas eletrônicas.  Agora, além de aprimorar essa funcionalidade no app Planilha, o Google está implantando funções semelhantes nos apps Documentos e Apresentações.

Na Planilha, a função Explorar passa a integrar integra Processamento de Linguagem Natural (Natural Language Processing [NLP], em inglês) para ajudar o usuário com respostas sobre dados, de uma forma rápida e simples. Além da geração de insights a partir dos gráficos automatizados, também é possível fazer perguntas - com palavras, não com fórmulas - para obter respostas sobre os dados contidos na planilha. A funcionalidade também está disponível no App Planilhas da plataforma iOS.

No Documentos a função Explorar permite buscar informações sobre o seu arquivo no Google ou documentos relacionados no Drive. A ferramenta - disponível para desktop, Android e iOS - analisa o documento em uso e sugere informações relacionadas como tópicos e imagens. 

Já no app Apresentações o objetivo é otimizar o tempo do usuário. Para isso a função sugere layouts baseados no conteúdo do slide. Segundo o Google,os usuários podem reduzir cerca de 30% do tempo gasto na formatação de slides.

Recursos inteligentes foram inseridos também na Agenda. As funções Find a Time / Find a Room, já dispoívelis para Android, poderão ser usadas também nas versões Web e iOS. Elas ajudam o usuário função vai ajudar o usuário a encontrar facilmente o melhor horário e o melhor local para reuniões com um grupo de pessoas, sugerindo datas livres nas agendas de todos e salas de reunião disponíveis.

Outra novidade G Suite é o acesso rápido ao Drive. Alimentada pela tecnologia de Machine Learning do Google, esta nova função aprende o ritmo de trabalho do usuário e coloca o próximo arquivo a ser trabalhado na tela inicial. O que, segundo o Google, garante economia de quase 50% do tempo gasto na busca de arquivos.

Em breve estarão disponíveis também as funções Team Meetings: nova experiência do Hangouts para até 50 pessoas e Team Drive.