Microsoft pode finalmente ter encontrado o seu rival contra o Slack

PC World / EUA
12 de setembro de 2016 - 10h46
Empresa de Redmond já estaria testando novo aplicativo Skype Teams para competir diretamente contra soluções modernas como Slack e HipChat.

Mesmo já tendo um portfólio variado de serviços, a Microsoft ainda está lutando para conseguir ter um rival forte contra aplicativos de mensagens em grupos para empresas como o Slack e o HipChat.

A empresa de Redmond possui SharePoint, Skype for Business e Yammer, mas nenhum deles é um rival direto a esses aplicativos modernos citados no parágrafo acima, que possuem design interessante e suporte para GIFs, entre outros recursos.

Mas isso pode estar prestes a mudar, de acordo com uma reportagem do site especializado MSPoweruser.

Isso porque a Microsoft estaria trabalhando no Skype Teams, um novo serviço com ferramentas para conversas em grupo que compete mais diretamente com o Slack. Atualmente sendo testado internamente na Microsoft, novo aplicativo deverá permitir que os usuários falem de maneira privada e em grupos. Também possui uma variedade de recursos encontrados atualmente no Skype, incluindo chamadas de voz e vídeo.

De acordo com a reportagem, o Skype Teams também permite que os usuários tenham coversas em tópicos em um chat, um recurso em que o Slack também estaria trabalhando, mas ainda não foi lançado. O serviço também inclui um “Fun Picker”, que facilita para os usuários para inserir memes, GIFs do Giphy, e outras brincadeiras.

Isso está em linha com a visão geral da Microsoft de criar produtos e serviços que ajudem as pessoas a serem mais produtivas. A companhia já possui vários produtos que fazem coisas parecidas, como os já citados Skype for Business, Yammer e SharePoint, mas nenhum deles compete diretamente com o Slack.

Uma das vantagens que a Microsoft teria em construir o Skype Teams é que a companhia já possui a infraestrutura para inserir videoconferência no aplicativo. O HipChat acaba de adicionar a ferramenta na sua versão desktop, e o Slack ainda está trabalhando nisso.

De acordo com a reportagem, a Microsoft também está planejando unir o Skype Teams com o Office 365. Essa poderia ser outra vantagem para o Skype Teams, uma vez que as empresas que já pagam pelo pacote de produtividade como um serviço da Microsoft também poderiam receber o novo app sem cobranças adicionais.