Japonesa SoftBank compra empresa de chips ARM por US$ 32 bilhões

PC World / EUA
18 de julho de 2016 - 10h18
Aquisição fortalecerá a companhia japonesa nos mercados de smartphones e Internet das Coisas

A SoftBank desembolsará o equivalente a US$ 32 bilhões (24 bilhões de Libras) pela companhia britânica de chips ARM Holdings. O movimento mira o crescimento na demanda por processadores de dispositivos móveis e tecnologias de Internet das Coisas (IoT).

A japonesa pretende manter a sede da empresa em Cambridge (Reino Unido) e planeja dobrar o número de funcionários no país dentro de cinco anos, bem como ampliar o número de colaboradores ao redor do mundo.

Com 4064 empregados, a ideia é que a ARM permaneça como uma divisão de negócios independente da SoftBank, que pretende manter o mesmo time de gestão, marca, modelo de negócios e cultura da organização.

A companhia japonesa investe em um grande número de companhias de tecnologia e mídia, incluindo a varejista indiana Snapdeal e o app chinês de transporte chinês Didi Chuxing, ablém da Sprint Nextel.

A compra da ARM posiciona a companhia para competir no setor de componentes para dispositivos de mobilidade e IoT. “Se encaixará perfeitamente em nossa estratégia, vamos investir para capturar as oportunidades emergentes”, afirmou Masayoshi Son, CEO da SoftBank, em comunicado.