| Saiba mais Patrocinado por

15 apresentações do Gartner sobre BI, Analytics e IM irão transformar a maneira como você encara os negócios

Por Gartner
02 de maio de 2016 - 14h36
Confira o que o Gartner preparou para sua próxima conferência em São Paulo, nos dias 10 e 11 de maio

"Existe um grande desafio de lidar com tantas informações, mas o Big Data é uma realidade e o mercado precisa lidar com a velocidade com que as coisas se dão", sentenciou David Krajicek, copresidente da GfK Custom Research, durante a 7ª edição do Congresso da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa (Abep), no começo de abril, em São Paulo.

O executivo da organização alemã de pesquisas foi preciso. Afinal, como já reportado pelo Computerworld, a análise de dados será um fator determinante na sobrevivência das empresas no futuro - haja visto os mais de 50 bilhões de dispositivos conectados previstos até 2020, fruto da Internet das Coisas, e seu impacto na geração de informações.

A pergunta que fica: como coletar, analisar, gerenciar a aplicar esses dados nas empresas, transformando-os em vantagem competitiva? O Gartner tem as respostas. E estas serão dadas ao público inscrito na Conferência Gartner Business Intelligence, Analytics & Information Management, evento que acontece nos dias 10 e 11 de maio, em São Paulo.

"Este ano, teremos conteúdo referente não apenas a esses dois temas, mas também a Information Management. Serão aproximadamente 50% de conteúdo de BI e Analytics e 50% de Information Management", antecipa o vice-presidente de pesquisas do Gartner, Distinguished Analyst e chairman da conferência, Donald Feinberg.

Encontro de soluções
Além de um espaço de exposições composto por players globais de tecnologia e serviços relacionados, o encontro reserva ao total 32 apresentações do Gartner essenciais para a compreensão desta nova era vivida pela indústria de tecnologia - orientado por dados e mais dados. Aqui listamos 15 apresentações sobre BI, Analytics e Information Management que irão transformar a maneira de encarar os negócios:

- Liderança em Informação & Analytics: capacitando pessoas com informações confiáveis
Uma sessão conduzida pelo vice-presidente de pesquisas do Gartner, Distinguished Analyst e chairman da conferência, Donald Feinberg, e pelo diretor de pesquisas do Gartner João Tapadinhas, que abordarão como os líderes devem trabalhar as informações em toda a organização, a partir do uso bem-sucedido de dados e analytics.

- Ciência de dados 101 - aprenda o básico
A diretora de pesquisas do Gartner, Lisa Kart mostrará a relação da neurociência e dos fatores de resistência psicológica com a tomada de decisão baseada na evidência e no analytics.

- Direto ao ponto: três características vitais dos data lakes
Por que os datas lakes são a nova tendência obrigatória na gestão de informações, seus benefícios e requisitos, bem como as empresas podem explorar tal conceito. Tudo isso - e muito mais - na palestra de Merv Adrian, vice-presidente de pesquisas do Gartner.

- Como elaborar uma nova estratégia de Business Analytics
Com quinze anos de experiência em BI e Data Warehouse, Josh Parenteau, diretor de pesquisas do Gartner, apresentará o passo a passo para o desenvolvimento desse processo.

- Direto ao Ponto: 15 Megatendências em analytics para as quais você precisa se planejar
Esteja preparado para o hoje e o amanhã dos negócios a partir das valiosas informações compartilhadas nessa sessão por Cindi Howson, vice-presidente de pesquisas do Gartner, especialista em analytics, BI e performance management – profissional que acumula mais de 25 anos de experiência na indústria.

- Como criar um caso de negócio para analytics (e quando absolutamente evitá-lo)
Alan Duncan, diretor de pesquisas do Gartner, explicará como vender o conceito de business analytics para executivos. Além disso, mostrará quando determinada abordagem de um caso de negócio não é benéfica.

- Direto ao Ponto: influência com analytics - os fatos não importam muito!
Nessa outra palestra de Alan Duncan, diretor de pesquisas do Gartner, buscará referências na neurociência para ajudar o público a superar fatores psicológicos para a tomada de decisões baseada em dados.

- O que é o Big Data Warehouse? O futuro das soluções de dados para o analytics
Além de discutir os diferentes estilos de DMSA, essa será uma sessão que o ajudará no processo de evolução dos "silos", a fim de que elas se tornem uma solução abrangente de gestão de dados para o analytics.

- Workshop: o guia do chief data officer (CDO) para métricas significativas dos seus negócios
A partir dos ensinamentos de Mario Faria, vice-presidente de equipe do Gartner, você aprenderá, entre outras coisas, como utilizar o Business Value Framework (Estrutura de Valor para o Negócio) e outras ferramentas a fim de determinar as principais métricas relevantes para o negócio.

- Como projetar a plataforma de analytics e BI "moderna"?
João Tapadinhas, diretor de pesquisas do Gartner, explicará por que muitas organizações possuem uma plataforma inteligente e de business analytics ineficientes, bem como o que fazer para reverter esse quadro.

- O problema das "pessoas": funções e responsabilidades obrigatórias em analytics
Na medida em que a tecnologia evolui, as pessoas são obrigadas a desempenhar novas habilidades e competências para acompanhar o ritmo. Com o analytics, não é diferente. E Thomas W. Oestreich, diretor de pesquisas do Gartner, vai ajudá-lo a encontrar as melhores soluções nesse sentido frente aos negócios digitais.

- Painel CDO: o papel do chief data officer como um facilitador da estratégia dos negócios digitais
A redução do risco e os custos relacionados às práticas ruins de gestão de dados, bem como as aspirações das empresas para se tornarem negócios digitais, vêm abrindo caminho para uma maior participação dos CDOs nas empresas. Como esses profissionais influenciam o dia a dia, quais as metas e objetivos de longo prazo das organizações, esses e outros tópicos estarão em pauta nesse painel, moderado pelo Managing VP do Gartner, Mario Faria, e com a participação de líderes da indústria como Michel Avila, CEO da Neoway; Eduardo Rabboni, CDO da Algar; e Renato Vichi, CDO do Itaú Unibanco.

- Direto ao ponto: O Apache Spark é o futuro da análise de dados?
Se você quiser saber qual papel o Spark desempenhará na gestão de informações e no histórico do analytics, não deixe de assistir a essa sessão, dirigida por Merv Adrian, vice-presidente de pesquisas do Gartner.

- Por que e como medir o valor das informações
Saiba nessa palestra de Merv Adrian, vice-presidente de pesquisas do Gartner, se você está gerenciando e medindo as informações de forma correta, além conhecer modelos para a inovação dos negócios.

- O fim das fronteiras da informação: on-premise e cloud são o mesmo Lugar
O diretor de pesquisas do Gartner, Adam R. Ronthal abordará por que o local para gestão e integração de dados está se tornando cada vez mais irrelevante, além de dar a visão para sua infraestrutura de informações em 2020, com relação ao papel da cloud versus os modelos de implantação tradicionais.

Pergunte a quem entende
Além das sessões em destaque (a agenda completa você pode acessar aqui, com seus respectivos horários), haverá aquelas em que você poderá sanar suas dúvidas sobre temas específicos com analistas do Gartner, exemplo:
- Como construir uma estratégia de analytics bem-sucedida;
- De que forma mudar da análise descritiva para análise preditiva;
- Está na hora de usar Haddop?;
- E o que funciona e não funciona na melhoria de qualidade de dados.

Anote em sua agenda:


Conferência Gartner Business Intelligence, Analytics & Information Management
Quando: 10 e 11 de maio
Onde: Sheraton São Paulo WTC Hotel – Av. das Nações Unidas, nº 12.559
Inscrições: clique aqui