HP apresenta novo smartphone "gigante" Elite x3 com Windows 10

Luiz Mazetto, de Barcelona*
26/02/2016 - 16h07
Com foco no mercado corporativo, aparelho é o primeiro top de linha com sistema da Microsoft e conta com reconhecimento via íris e impressão digital.

Em meio a grandes anúncios de smartphones de gigantes asiáticas como Samsung, LG e Xiaomi, o Mobile World Congress 2016 também recebeu o novo aparelho da HP Inc nesta semana em Barcelona, na Espanha.

Chamado de Elite x3, o aparelho roda o sistema Windows 10 Mobile e é voltado para o mercado corporativo e usuários com foco maior em segurança, já que conta com reconhecimento por íris e impressão digital.

Com uma tela de 5,96 polegadas e 2560 x 1440 pixels (aliás, parece que a nova moda agora são displays com tamanhos “quebrados”), o smartphone é gigante e difícil de manusear apenas com uma mão.

Como esperado, já que é voltado principalmente para empresas, o Elite x3 permite que os usuários rodem os aplicativos básicos do pacote Office, da Microsoft, tanto na configuração normal mobile quanto ao serem conectados a monitores maiores – além de mouse e teclado físico.

As configurações chamam a atenção e fazem frente aos recém-anunciados Galaxy S7 e LG G5, incluindo o processador Snapdragon 820 de 2.1GHz, também presente nos smartphones da Samsung e LG, respectivamente.

Outras configurações incluem entrada USB-C, 4GB de RAM, 64GB de armazenamento (expansível via microSD para até 2TB), Gorilla Glass 4 na tela, bateria gigante de 4150 mAh (não removível), câmeras de 16MP (traseira) e 8MP (frontal) e dois alto-falantes estéreo.

Vale notar que o modelo em exposição no MWC 2016 ainda era um protótipo, mas os representantes da HP disseram que a versão final deve ser bastante parecida com aquela e asseguraram que o tamanho de tela será mantido, o que é uma decepção.

O x3 ainda não tem preço nem data de lançamento definidos, mas deve chegar ao mercado no terceiro trimestre deste ano, de acordo com a HP.

*o jornalista viajou para Barcelona a convite da Intel