Microsoft Office 2016 chega para Windows com foco em colaboração

Da Redação - com IDG News Service
22/09/2015 - 08h42
Update da suíte de produtividade está disponível também para o Office 365. Novos recursos permitem coautoria de documentos em tempo real

O novo Microsoft Office 2016 para Windows chega hoje e está pronto para a briga. A presença da venerável suíte de aplicativos da Microsoft no ambiente dos negócios é inegável e tem sido um componente chave na maioria dos workflows de companhias de todos os tamanhos por décadas. 

Nos anos mais recentes, no entanto, o domínio do Office no mercado de suítes de produtividade foi atacado por novos concorrentes. O Google tem sido um deles, especialmente por conta de seus pontos fortes em recursos colaborativos que permitem, por exemplo, que várias pessoas editem um mesmo arquivo ao mesmo tempo.

A Microsoft vem para cima desse campo de ação com o lançamento do Office 2016  que está primariamente focado em ajudar os usuários a trabalhar melhor em grupo. Os novos recursos incluem, por exemplo, suporte em tempo real à coautoria de textos em Word permitindo que os usuários trabalhem juntos num mesmo documento sem mudar a informação que está sendo usada por uma outra pessoa. O recurso, mais para frente, será expandido para outras aplicações.

Essa funcionalidade já estava disponível no app Web do Office, mas agora a Microsoft com o update do Office 2016 traz para desktop nativo em Windows o mesmo recurso, que chega dois meses após o lançamento do Windows 10. A versão para Mac do Office 2016 foi lançada pela companhia há quatro semanas

Consumidores que já possuem uma assinatura do Office 365 já podem fazer o download gratuito do update a partir de hoje e os que não têm a assinatura podem comprar e ter acesso direto aos novos recursos. Adicionalmente, a Microsoft vai permitir que usuários comprem a versão única do produto sem precisar pagar a taxa mensal de assinatura.

Recursos

O update também tem novo suporte para recursos que facilitam o uso do Office, como o box "Tell Me", que permite aos usuários buscar rapidamente por uma função específica do aplicativo que estão usando sem precisar passar por uma coleção de botões e menus disponíveis no Office para controlar cada recurso.  Ponto positivo, porque a natureza do Office 2016 o faz uma ferramenta poderosa repleta de recursos para usuários com necessidades muito específicas, mas essa mesma natureza prolífica pode confundir os usuários que precisam de coisas mais básicas.

As novidades sinalizam uma forma de tornar o Office 2016 ainda mais atraente para usuários corporativos que se voltaram para os produtos concorrentes. A reação da concorrência foi rápida: a Google anunciou nesta segunda-feira que tem 1 milhão de usuários corporativos ativos usando seu produto de colaboração e storage.

Depois do lançamento desta terça-feira, haverá um bocado de notícias no horizonte.  Como parte da transição de prover o Office como serviço através do Office 365, a Microsoft vai manter-se ativa na liberação de updates frequentes do novo Office. Algumas novidades incluem suporte a coautoria em tempo real também para o PowerPoint, e o novo serviço da empresa, GigJam, que facilita o trabalho em grupo por meio de múltiplos serviços e aplicações.

O GigJam foi anunciado hoje como versão beta e a Microsoft informa que pretende torná-lo disponível para o Office 365 em algum ponto do próximo ano.