"Breaking Bad": Compartilhamento descontrolado de dados ameaça empresas

Da Redação
18 de novembro de 2014 - 07h00
Estudo do instituto Ponemon e Intralinks mostra que falta de políticas claras, visibilidade e controle de funcionários poem empresas em risco

A Intralinks®, empresa global de SaaS (Software-as-a-Service) para gerenciamento de conteúdo e ferramentas de colaboração, publicou uma pesquisa independente com o Instituto Ponemon sobre a ameaça de segurança causada por compartilhamento não controlado. 

O relatório, batizado de “Breaking Bad: The Risk of Unsecure File Sharing” (em inglês), mostra que as lideranças estão falhando em responder ao crescente risco de práticas desgovernadas de compartilhamento de arquivos entre seus funcionários e que estes violam políticas de TI rotineiramente, colocando os dados da empresa em risco.

“O vazamento e perda de dados devido ao compartilhamento de arquivo negligente é tão significante atualmente quanto o roubo de informação”, comentou Larry Ponemon, Chairman do Instituto Ponemon. 

O estudo conclui que organizações são vulneráveis à perda de informações devido ao compartilhamento inadequado – começando de cima para baixo. Além disso, o departamento de TI perdeu o controle sobre as escolhas de aplicativos e sobre os dados da empresa. Foram entrevistados mais de 1.000 profissionais de segurança de TI dos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha. Confira no infográfico os dados da pesquisa.