Clayton Melo, do IDG Now!" />

Software analisa tweets e auxilia ações de marketing de empresas no Twitter

Clayton Melo, do IDG Now!
01/03/2010 - 12h11
Dirigido a companhias e agências de publicidade, programa mapeia comentários de clientes no microblog e identifica influenciadores.

A companhia especializada em monitoramento de redes sociais E-Life, que tem sede em São Paulo  e escritório na Alemanha, aposta numa ferramenta para monitorar mensagens enviadas pelo serviço de microblog Twitter.

Voltado a empresas e agências digitais e de publicidade, o software Tweet Meter faz um mapeamento do que os usuários comentam sobre  cerca de 1,5 mil marcas. Ela também identifica a repercussão de diversos temas, como política, mídia, esportes ou economia, e as URLs (endereços de internet) mais linkadas.  

O Tweet Meter permite, por exemplo, descobrir quem são os tuiteiros mais influentes, o que eles dizem e o impacto de suas mensagens - quantos retuítes alcançam. No caso de um tweet que cita uma determinada empresa, a ferramenta rastreia se os comentários são positivos ou negativos em relação à marca e o horário em que são feitos. 

"Um tweet não é algo tão simples como pode parecer à primeira vista. Ele traz muitas informações agregadas a ele", afirma  o cofundador e diretor de tecnologia da E-Life, Jairson Vitorino.

"O que um software de rede social como o Tweet Meter faz é sintetizar a quantidade de informação, para daí auxiliar no desenvolvimento de ações de relacionamento e marketing", reforça. 

O serviço pode ser usado pelas empresas a partir do pagamento de uma taxa mensal. Como é todo automatizado, o Tweet Meter possibilita às próprias companhias o acesso aos relatórios com as informações. Caso prefira um estudo complementar, ela pode contratar o serviço de análises da E-Life.   

Segundo o outro sócio da E-Life, Alessandro Barbosa Lima, o Tweet Meter levou um ano para ser desenvolvido pela empresa. Ele vem se somar ao Buzz Monitor, ferramenta que mede o boca-a-boca nas redes sociais, como Facebook, Orkut e o próprio Twitter. "Criamos o Tweet Meter porque, como o microblog cresceu muito, tornou-se necessário ter um software específico, que fornecesse informações mais detalhadas", afirma.   

Além do Tweet Meter, a empresa acaba de lançar o Twee.li, um software que funciona como uma espécie de chat para o microblog. Trata-se de um recurso útil para dialogar com os tuiteiros mais influentes ou em ações que exijam uma intervenção imediata.