Prévia do Yahoo Open Strategy é apresentada a desenvolvedores

IDG News Service/ EUA
12/09/2008 - 14h00
Miami - Objetivo é criar um 'perfil social' do usuário, permitindo que ele administre os serviços em um só ambiente.

O Yahoo anuncia novidades em sua missão de abrir códigos de sites, serviços online e aplicações web para desenvolvedores, o Yahoo Open Strategy (YOS), nesta sexta-feira (12/09).

No entanto, ainda não está claro se o Yahoo conseguirá colocar em prática todas as peças do YOS rapidamente, antes que a novidade deixe de ser interessante para internautas e desenvolvedores.

Anunciado em abril, o YOS tem o objetivo de criar um painel de "perfil social" do usuário permitindo que ele administre os serviços do Yahoo em um só ambiente.

Com o YOS, o Yahoo espera ganhar destaque em áreas como redes sociais e vídeos online, dominadas por empresas como Google, MySpace e Facebook.

Nesta sexta-feira (12/09) o Yahoo abre o evento Open Hack Day para desenvolvedores externos apresentando algumas novidades em componentes do YOS, que tem sido incrementado desde abril.

O evento deve ter uma versão brasileira em outubro. "Estamos em estágio bastante avançado, em contato com uma universidade para sediar um Open Hack Day ainda no mês de outubro aqui no Brasil", informa Fabio Boucinhas, diretor de produto do Yahoo Brasil.

O Open Hack Day brasileiro deve incluir uma premiação das melhores aplicações desenvolvidas para a plataforma do Yahoo.

As novidades incluem uma plataforma de aplicações do YOS e uma prévia das APIs (application programming interfaces) que permitirão o acesso de dados de usuários pelos programas.

As APIs estarão disponíveis durante o evento somente no modo 'preview' e serão lançadas publicamente nos próximos meses, segundo o Yahoo.

O movimento sinaliza que as ferramentas necessárias para os desenvolvedores externos ainda estão longe da versão final.

A empresa de internet disse que espera a participação de "centenas" de desenvolvedores no Open Hack Day entre sexta-feira e sábado (13/09). Em maio, o Google recebeu 3 mil convidados em seu evento I/O.

Os desenvolvedores externos já criaram mais de 25 mil aplicações para o Facebook desde a abertura da plataforma da rede social, há cerca de um ano e meio. O programa da rede MySpace para desenvolvedores foi iniciado há alguns meses.

Juan Carlos Perez, editor do IDG News Service, de Miami