Microsoft oferece versão pré-lançamento do Windows Server 2008

Computerworld/EUA
25/09/2007 - 08h45
Framingham - Versão do Windows Server 2008 é acompanhada do software de virtualização Viridian, que ainda não entrou em estágio beta.
A Microsoft apresentou nesta segunda-feira (24/09) uma versão para o Windows Server 2008, que será a última antes do lançamento oficial no próximo ano.

A versão RC0, como tem sido chamada, será liberada para download. A RC0 substitui a versão Beta 3.

A RC0 é a primeira versão pré-lançamento a incluir um hypervisor, programa que permite a um hardware administrar dois ou mais sistemas operacionais, chamado Viridian.

Ward Ralston, diretor técnico de produtos da Microsoft, alerta que o hypervisor “não está ainda na versão beta”. O Viridian está menos maduro que o resto do Windows Server 2008, afirma.  

Uma versão final do hypervisor será anunciada seis meses após o lançamento do Windows Server 2008, no primeiro trimestre de 2008.
 
Algumas empresas têm usado o Windows Server 2008 nos últimos meses, como parte do Technology Adoption Program (TAP). Apesar do grande número de elogios não deixam de criticar alguns pontos.

O diretor de TI da Windrush Frozen Foods, Robbie Roberts, está utilizando o sistema para gerenciar os servidores de impressão, bem como um portal baseado no software SharePoint Server 2007.

Com apenas duas pessoas a equipe de TI precisa administrar 25 servidores Windows. Robert considera a automação e simplicidade no uso os pontos cruciais, e afirma que o Windows Server 2008 as serve muito bem.

“A pior coisa que eles poderiam fazer seria redesenhar o sistema operacional, haveria uma curva de aprendizado muito grande”, afirma Roberts. No entanto, “a interface é muito limpa, mantiveram tão familiar quanto conseguiram”.

O principal problema que Roberts enfrentou foi relacionado ao Excel, que não rodou corretamente. Mas esse problema está associado ao SharePoint, afirma Roberts.

Roberts pretende mover o resto de suas aplicações para o Windows Server 2008, com exceção do Office Communications Server, que segundo ele ainda não é suportado pelo sistema.
Eric Lai, editor do Computerworld, de Framingham.