Pacote da Kaspersky traz proteção para PCs, Macs, smartphones e tablets

Da Redação
13 de abril de 2012 - 10h00
Já disponível no Brasil por R$ 200 ao ano, ONE Universal Security permite que usuário escolha cinco aparelhos serem protegidos com uma única licença.

A Kaspersky lançou no Brasil seu pacote pacote de segurança ONE Universal Security, que, como sugere o nome, traz proteção para diversos aparelhos de computação por meio de uma única licença. Assim, pagando 200 reais pela assinatura anual, o usuário tem acesso aos programas antivírus e de proteção da empresa para até 5 aparelhos, entre PCs, Macs, smartphones e tablets. 

Vale notar que iPhone e iPad estão de fora da lista porque, segundo a Kaspersky, são mais seguros do que os rivais Android. Isso acontece, em parte, pelo fato de a Apple realizar um controle mais rígido sobre quais apps são oferecidos para os seus gadgets – o que não acontece, por exemplo, com quem faz jailbreak no aparelho iOS. De acordo com a Kaspersky, que oferece o app Parental Control para iPhone, no momento não há previsão de inclusão da plataforma móvel da Apple no pacote.

Segundo a fabricante, a razão para oferecer um pacote conjunto acontece porque hoje em dia 46% dos usuários de Internet no Brasil possuem pelo menos um smartphone. E desse número, mais da metade (55%), têm mais de dois aparelhos do tipo. Além disso, somente em 2011 a Kaspersky encontrou o dobro de malware móveis em relação ao período de 2004 até 2010. 

Tablets e smartphones Android

Apesar de ter deixado o iOS de fora, o ONE oferece proteção para o Android, plataforma líder entre os smartphones com 50% do mercado mundial e que teve um aumento impressionante de 12.000% no número malware no ano passado. De acordo com dados da Kaspersky, o número saltou de 16 no início de 2011 para quase dois mil ao final da temporada.

Macs e PCs

Apesar de o Windows continuar sendo a plataforma líder em presença (90%) e malware, o Mac OS registrou um aumento significativo de 35% no número programas maliciosos em 2011. No mesmo período, o sistema da Microsoft teve crescimento de 80% no mesmo quesito. Mas a diferença continua em números, com o Windows fechando o ano com mais de 5 milhões de ameaças contra apenas 186 do sistema para desktops e notebooks da Apple.

Vale lembrar que recentemente a Kaspersky liberou uma ferramenta para verificação e solução do malware Flashback, que atingiu quase 700 mil Macs no mundo todo - mais de 2 mil apenas no Brasil

O pacote ONE já disponível em cópias físicas e virtuais por meio do site das Kaspersky e em revendas parceiras da empresa.