App gratuito da Kaspersky apaga malware Flashback do Mac

Macworld / EUA
11 de abril de 2012 - 14h00
Após divulgar número de infecções no Brasil e no mundo, empresa de segurança lança ferramenta para ajudar no combate ao Cavalo de Troia.

Após anunciar que mais de 600 mil Macs já foram infectados pelo malware Flashback, a empresa de segurança Kaspersky Lab liberou nesta semana um serviço que revela se o seu computador foi atingido e uma ferramenta para remoção do problema. E o melhor, ambos são gratuitos.

Para descobrir se o Mac está infectado pelo Cavalo de Troia, basta visitar o site Flashbackcheck.com, criado pela Kaspersky, e colar o identificador único do seu Mac. A página também realiza uma verificação para ter certeza de que seu computador possui a versão mais recente do Java. 

Se o resultado do “teste” for positivo, é possível usar uma nova ferramenta gratuita de remoção da empresa de segurança.  Obviamente, também há uma versão paga do antivírus com mais opções de serviços.

Vale lembrar que a Apple liberou na semana passada uma atualização para solucionar a vulnerabilidade Java explorada pelo malware, cuja versão mais recente consegue infectar os computadores apenas por meio da visita a um site.

Conforme publicamos ontem, 9/4, mais de 2.300 Macs já foram infectados pelo Flashback no Brasil. O país é o segundo em infecções na América Latina, atrás apenas do México. Os Estados Unidos lideram o ranking global, com mais de 300 mil máquinas atingidas.