Microsoft lança versão beta de antivírus gratuito com limite de downloads

ComputerWorld/EUA
23/06/2009 - 09h49
Framingham - Windows Security Essentials, conhecido como 'Morro', terá 75 mil cópias disponíveis para download a partir desta terça-feira (23/6).

A Microsoft vai limitar o número de downloads da versão beta do Windows Security Essentials, seu novo software antivírus gratuito, em 75 mil cópias.

> Baixe o Windows Security Essentials

Conhecido como “Morro”, o programa deve ser lançado nesta terça-feira (23/6) substiituindo o programa de segurança Live OneCare, que será encerrado no dia 30 de junho.

O download do novo antivírus estará disponível em inglês e português a partir de uma página do site da Microsoft dedicada ao Security Essentials (que estará no ar nesta terça-feira).

A promessa da companhia é de que o antivírus seja básico e consuma menos memória e espaço no disco rígido que os pacotes de segurança comuns - e ainda ser compatível com PCs de menor potência, como netbooks.

"Os netbooks são um dos focos do Windows Security Essentials", disse o gerente da equipe antimalwares da Microsoft, Alan Packer. "Em nossos testes, um Gigabyte de memória foi realmente suficiente para rodar o programa", completou.

Os usuários não serão os únicos ansiosos para baixar uma das cópias limitadas do Morro. Fornecedores de antivírus também vão querer conhecer o programa e compará-lo a seus produtos, bem como criminosos online, que buscarão as brechas antes verificadas em produtos de segurança da Microsoft na identificação de malwares, declarou David Bookbinder, da empresa especializada em PCs, Total PC Support.

A Microsoft não tem sido bem sucedida em suas últimas tentativas de limitar o número de downloads das versões prévias de seus novos softwares. Em janeiro, a companhia foi surpreendida com a quantidade de usuários que correram para conseguir uma cópia do Windows 7 Beta que sabiam que os downloads seriam interrompidos após determinado limite de cópias.

Gregg Keizer, editor do Computerworld, dos EUA