Google adiciona link de privacidade em sua página inicial

IDG News Service/França
04/07/2008 - 12h07
Paris - Google aceita pedidos e substitui seu nome pela palavra ‘privacy’, abaixo da caixa de pesquisa, para não tornar a home mais pesada.

No mês passado, organizações de privacidade escreveram para o CEO do Google, Eric Schmidit pedindo para a companhia linkar sua política de privacidade em sua página inicial. Incluir o link na home Page é uma boa prática e também é recomendada pela lei da Califórnia, disseram as organizações.
 
Na quinta-feira (03/07), o Google aceitou o pedido, colocando a palavra “Privacy” (privacidade) no rodapé de sua página incial e linkando para suas páginas de informações de privadicade. O link substitui o nome da empresa, ao lado de o aviso de direitos autorais, deixando o número de palavras na página inicial inalterado.
 
O Google já havia anteriormente se recusado a fazer a mudança em sua página inicial, dizendo que os usuários estimam a falta de muita informação lá. Tanto a Microsoft quanto o Yahoo incluíram links de privacidade em suas páginas de pesquisa, enquanto Ask.com adicionou um link de sua política de privacidade dia 18/06.
 
A ordem para remover o nome da companhia para abrir espaço para o link de privacidade veio direto dos fundadores da empresa, explicou o vice-presidente de produtos de pesquisa e experiência de usuário Marissa Mayer no blog do Google.
 
“Larry e Sergei me disseram que nós poderíamos apenas adicionar isso à home page se tirássemos uma palavra – mantendo o ‘peso’ da página inicial inalterado em 28”, disse ela.
 
Esse número detém apenas aqueles que não fizerem o login em sua conta Google e estão vendo a página em inglês, baseados nos Estados Unidos, e não houver nenhuma linha promocional executando abaixo da caixa de pesquisa, não houver nenhum convite para fazer do Google a sua página inicial porque você já a fez e considerar "©2008 Google" (agora, "©2008 Privacy") como duas palavras.
 
A página inicial do Google no Brasil continua inalterada, sem o link de privacidade.