Britney Spears é nome que mais aparece em scam

IDG Now!
14 de junho de 2005 - 08h51
A cantora pop Britney Spears desbancou o líder da Microsoft, Bill Gates, no posto de celebridade mais associada com software malicioso via e-mail.

A cantora pop Britney Spears desbancou o líder da Microsoft, Bill Gates, no posto de celebridade mais associada com software malicioso distribuído via e-mail, segundo um relatório divulgado na segunda-feira (13/06) pela empresa de segurança Panda Software.

Entre os cinco nomes de celebridades que mais aparecem em e-mails com  códigos maliciosos estão as cantoras Jennifer Lopez e Shakira e o saudita Osama Bin Laden.

Os pesquisadores da Panda analisaram mensagens maliciosas dos últimos sete anos para determinar quais os nomes que mais aparecem. De acordo com Patrick Hinojosa, Chief Technical Officer da Panda nos Estados Unidos, a explicação para a utilização de nomes de pessoas famosas é simples: servem como isca para atrair os internautas a acessar o conteúdo.

"É um método de engenharia social. Muitas vezes, o envio tem a ver com algum acontecimento do dia-a-dia [das celebridades]", declarou.

Os criadores de vírus têm duas maneiras de disseminar o código. A primeira é explorar alguma falha do software utilizado ou conduzir os usuários a baixar os códigos maliciosos em seus computadores.

Entre os vírus que utilizaram nomes de celebridades estão o "ILoveYou" e o "Anna Kournikova", além do cavalo-de-tróia Borobt-Gen que revela o suposto suicídio do cantor Michael Jackson.

Veja a lista das dez principais celebridades que tiveram seus nomes associados a mensagens com vírus:

1 - Britney Spears
2 - Bill Gates
3 - Jennifer Lopez
4 - Shakira
5 - Osama Bin Laden
6 - Michael Jackson
7 - Bill Clinton
8 - Anna Kournikova
9 - Paris Hilton
10 - Pamela Anderson