Xiaomi supera OnePlus e anuncia o primeiro smartphone do mundo com 5G

Da Redação
07 de dezembro de 2018 - 11h00
Versão do recém-lançado Mi Mix 3 habilitado com o novo Snapdragon 855 foi apresentado na China nesta semana

A disputa para quem vai colocar o primeiro smartphone 5G nas mãos dos consumidores ganhou uma competidora - senão uma vencedora - de peso nesta semana. A chinesa Xiaomi apresentou nessa quinta-feira (6) durante conferência da operadora China Mobile uma versão do seu topo de linha Mi Mix 3 habilitado com o novíssimo Qualcomm Snapdragon 855 e um modem Snapdragon X50 5G, revelados nesta semana durante o Snapdragon Summit.

Segundo informações do site GSMArena, a Xiaomi demonstrou a operabilidade da conexão 5G ao usar o aparelho para navegar na internet e reproduzir vídeos em streaming. Uma combinação de antenas, de acordo com a fabricante, permite o aparelho alcançar velocidades de até 2 Gbps. 

A apresentação da Xiaomi fura, de certa forma, a concorrente OnePlus. Isso porque durante o evento da Qualcomm, o CEO da OnePlus, Peter Lau, afirmou que um novo aparelho da fabricante seria pioneiro no uso do novo chipset Snapdragon 855. “Estamos aprimorando nossos esforços em pesquisa em 5G e lançaremos junto com a BT/EE o primeiro smartphone 5G na Europa”, reforçou Lau durante a conferência.

Entretanto, a Xiaomi - que vem trabalhando em um aparelho compatível com o 5G desde 2016 - também lançará a versão do Mi Mix 5G no mercado europeu. O modelo já estaria pronto para uso comercial e a fabricante informou que vai participar de testes prévios do 5G em parceria com a China Mobile no primeiro trimestre de 2019 para, na sequência, começar a vendê-lo na China. 

Ainda não há informações sobre preços do novo smartphone. As configurações do aparelho devem seguir as mesmas do Mi Mix 3: 6GB ou 10GB de RAM, e opções de 64GB, 128GB e 256GB de armazenamento interno, além de tela OLED de 6,4 polegadas (1080p) que pode ser deslizada manualmente para mostrar e esconder a câmeras para selfies, com um sensor de 24MP e outro de 2MP, um sensor biométrico na parte de trás do telefone e uma bateria de 3200 mAh.