Qualcomm leva processador de 7 nanômetros para PCs

Déborah Oliveira
06/12/2018 - 19h59
Com conceito Always On, Always Connected, plataforma promete muito mais autonomia de bateria, ao mesmo tempo em que garante mais produtividade

A Qualcomm lançou o Qualcomm Snapdragon 8cx Compute Platform, primeira plataforma de PCs de 7 nanômetros do mundo. Criado para fazer parte da próxima geração de computação pessoal, o processador agrega recursos que levam inovações para a categoria “Always On, Always Connected”. Os processadores equiparão notebooks e tablets 2 em 1 com Windows no terceiro trimestre de 2019. Não há, por enquanto, informações sobre disponibilidade no mercado nacional. 

Miguel Nunes, diretor sênior de gerenciamento de produtos da Qualcomm Technologies, apontou que o Snapdragon 8cx vem com o novo GPU Qualcomm Adreno 680, considerado pela empresa o mais potente já projetado pela Qualcomm até então. “O processador é voltado para PCs multitarefa, garantindo produtividade. 2019 será um ano incrível para o mercado premium”, sintetizou ele.

Duplicando a interface de memória de 64 bits para 128 bits e com desempenho superior às plataformas de computação anteriores do Snapdragon, Nunes revelou que os consumidores se beneficiarão de experiências aprimoradas e gráficos de última geração ao criar e consumir conteúdo. 

Bateria 

Segundo a Qualcomm, a duração da bateria é aprimorada e pode durar dias. Na área de demonstrações do evento, a empresa mostrou que ao final de um longo dia de trabalho a bateria ainda ficará com 50% de nível de carregamento. Além disso, o processador permite conectividade multi-gigabit, em novo design fino, leve e sem ventilador para consumidores e empresas.

O Snapdragon 8cx é a primeira plataforma Snapdragon Compute para PCs que suporta a tecnologia Qualcomm Quick Charge 4+, projetada para oferecer recarga rápida para os consumidores em movimento. 

O Snapdragon 8cx também é equipado com a Qualcomm Aqstic, conjunto de tecnologias que inclui codecs de áudio avançados, amplificadores de potência inteligentes e um conjunto de tecnologias avançadas de software de áudio e voz. 

Com suporte para a segunda geração do USB 3.1 sobre o Tipo C e a terceira geração do PCI-E para periféricos ilimitados, os usuários agora podem conectar até dois monitores 4K High Dynamic Range (HDR) ao dispositivo habilitado para Snapdragon 8cx.

Processador

O Snapdragon 8cx agrega o processador octa-core Qualcomm Kryo 495, o CPU Kryo mais rápido já desenvolvido e construído pela Qualcomm Technologies, informou a empresa. Com um cache maior do que as plataformas de computação anteriores, o Kryo 495 permite multitarefa mais rápida e maior produtividade para os usuários. 

Usuários corporativos

O Snapdragon 8cx marca a primeira vez que a plataforma Snapdragon está pronta para clientes corporativos do Windows 10. Nunes apontou que essa característica fornece aos CIOs as ferramentas adequadas para fazer mais e permanecer seguro, à medida que as empresas se movimentam para aproveitar o poder da nuvem, ajudando a reduzir a complexidade do gerenciamento do ambiente de TI.

O Snapdragon 8cx está atualmente em fase testes com os próprios colaboradores da Qualcomm e não há ainda um notebook lançado com o processador. “Nossos testes com o Always Connected estão baseados em três pilares: segurança, gestão do dispositivo e aplicações. Tudo isso para garantir uma adoção fácil no mercado corporativo”, detalhou Mary Gendron, CIO da Qualcomm.

Como a proposta dos dispositivos Always Connected é permitir a liberdade do trabalho, onde quer que o profissional esteja, Erin Chapple, vice-presidente corporativa da Microsoft, apontou que o Connected PC é ideal para o Microsoft 365. “A mobilidade está no centro. Empresas estão transformando a barreira de criatividade e performance, com cloud services fomentando colaboração em todo o lugar e a qualquer hora.”

*A jornalista viajou a Mauí, no Havaí, a convite da Qualcomm