Qualcomm lança Snapdragon 855, duas vezes mais rápido do que a geração anterior

Déborah Oliveira
04/12/2018 - 22h54
Tecnologia suportará velocidades de download multi-gigabit em redes 5G e detecta impressões digitais

Snapdragon 855 é o nome do novo processador carro-chefe da Qualcomm para smartphones. O anúncio foi feito durante o Snapdragon Technology Summit, que acontece nesta semana no Havaí, e reúne mais de 330 jornalistas de todo o mundo. A plataforma é um passo importante da fabricante rumo ao avanço do 5G, uma vez que o Snapdragon 855 suportará velocidades de download multi-gigabit em redes 5G.

Segundo explicou Alex Katouzian, vice-presidente sênior e gerente-geral de comunicações móveis da Qualcomm Technologies, o Snapdragon 855 conta com três vezes mais performance do que o seu antecessor, o Snapdragon 845, e duas vezes mais do que o SoC concorrente de 7 nanômetros para aparelhos Android. 

 

Snapdragon 855 2

Além disso, revelou, o Snapdragon 855 agrega processador computer-vision, que atua na identificação de objetos na imagem. O Google foi o primeiro a lançar esse tipo de tecnologia no Pixel 2, usando técnicas de aprendizado de máquina para produzir fotos de retrato com fundos borrados sem a necessidade de uma segunda câmera. A Apple seguiu a mesma trilha neste ano, apoiando-se no motor neural do A12 Bionic no iPhone XR. O recurso, no entanto, funciona apenas para fotos de pessoas.

O novo Snapdragon também traz um sensor sônico 3D para leitura de impressões digitais na tela. Atualmente, o OnePlus 6T, o Huawei Mate 20 Pro, o OPPO Find X e o Vivo Nex contam com sensores do tipo. “O Snapdragon 855 é a única solução que pode detectar com precisão impressões digitais”, garantiu Katouzian durante apresentação da tecnologia. O Snapdragon 855 tem, ainda, o Snapdragon Elite Gaming, que promete maior performance para jogos e áudio cinematográfico.

No segundo dia do evento, a Qualcomm apontou que revelará mais detalhes do Snapdragon 855 e de suas capacidades.

*A jornalista viajou a Maui, no Havaí, a convite da Qualcomm