Patinetes elétricos compartilhados serão disponibilizados no Rio de Janeiro

Da Redação
30 de novembro de 2018 - 17h35
Frota de 500 patinetes da empresa Tembici estará na Zona Sul da cidade; Transporte alternativo conta com apoio da Petrobras

A nova febre de patinetes elétricos compartilhados também estacionará na cidade do Rio de Janeiro. A Tembici, empresa de compartilhamento de bicicletas, anunciou que disponibilizará a partir do dia 3 de dezembro, com o patrocínio da Petrobras Distribuidora, seu serviço de patinetes elétricos.  

Os patinetes funcionarão inicialmente com sistema de estações, devendo ser retirados e devolvidos em pontos específicos (identificados visualmente pela cidade e localizáveis no aplicativo). Segundo a companhia, as instalações das estações e a inclusão de patinetes no sistema acontecerá de forma faseada: para o início das operações serão 100 patinetes, que poderão ser retirados e devolvidos em uma das 5 estações. Até o dia 15 do mesmo mês, já serão 150 patinetes em 10 estações. Para o início do ano, 300 patinetes estarão disponíveis em 20 estações. A frota completa, de 500 patinetes em 25 estações, estará operando até o final de janeiro.

Os pontos estão localizados na orla, do Leme ao Leblon, além do entorno da Lagoa. Algumas estações estarão nas ruas e outras serão nos Postos Petrobras.

“Patinetes elétricos são uma tendência em micro mobilidade. Nós acreditamos que o potencial é grande, por isso resolvemos iniciar já com muitas unidades”, conta Tomás Martins, CEO da Tembici.

A Tembici já opera o seu serviço de bikes compartilhadas no Rio de Janeiro. Agora, com os patinetes, a empresa avança planos de expansão de modais alternativos na cidade. 

patinetes eletricos chegam ao Rio

Como funciona

Os patinetes elétricos da empresa oferecem display com velocidade. Segundo a companhia, o guidão é mais largo e a prancha de pé maior, garantindo uma maior estabilidade. A velocidade é limitada eletronicamente a 15 km/h, para garantir a segurança dos usuários, e os patinetes são rastreados por GPS e possuem sistema de freio traseiro à disco.

De forma semelhante a outros concorrentes, para usar o patinete é preciso baixar  app da Tembici, fazer um cadastro e informar um cartão de crédito válido. Para o lançamento e até o final de dezembro os primeiros 15 minutos de locação serão gratuitos. Passado o limite o valor será de R$4 a cada 15 minutos. O horário de funcionamento das estações é das 08h às 20h, diariamente, com última devolução tendo que acontecer até este horário.