Nova patente da LG mostra smartphone com 16 câmeras

Da Redação
26 de novembro de 2018 - 09h00
E você já achava quatro câmeras um exagero?

Se você já achava que cinco câmeras em um smartphone era uma ambição da indústria um tanto exagerada, prepare-se para um futuro que tenha mais delas. Recentemente, a LG apresentou pedido de patente para um sistema de câmeras com 16 lentes. 

Descoberta inicialmente pela LetsGoDigital, a patente sugere arranjos matriciais de 16 câmeras com diferentes curvaturas. Essas formações poderiam ser usadas para tirar fotos de um objeto de diferentes ângulos e até mesmo produzir uma imagem em movimento.

As imagens na nota da patente ainda indicam que a configuração da câmera na parte de trás do telefone exibe um espelho para selfies e um flash abaixo do conjunto de lentes. 

Com mais lentes, a ideia é que o usuário também possa interferir mais na imagem na pós-produção ou edição, conseguindo aplicar uma série de efeitos. Por exemplo, seria possível cortar uma parte de uma foto e substituí-la por uma imagem capturada da outra lente. O documento também contém detalhes sobre a captura de imagens 3D.

Ao que tudo indica, o universo de smartphones com câmeras solitárias e até mesmo duplas será superado em massa e, em breve. Depois da Huawei, outras fabricantes começaram a colocar uma terceira câmera e recentemente a Samsung apresentou o Galaxy A9 com quatro câmeras na parte de trás e há rumores de um telefone Nokia com cinco câmeras

Vale ressaltar que o registro de patente da LG não é uma ainda uma garantia de que a companhia, de fato, leve o projeto de 16 lentes adiante. Mas, certamente, mostra que a fabricante quer subir a barra das produções fotográficas para um smartphone.