Volvo e Baidu firmam acordo para desenvolver carros elétricos e autônomos

Da Redação
08 de novembro de 2018 - 11h00
Gigante chinesa contribuirá com plataforma de direção autônoma, enquanto Volvo fornecerá acesso aos conhecimentos e tecnologias do setor automobilístico

A montadora sueca Volvo Cars firmou um acordo com a gigante chinesa da internet Baidu para desenvolver conjuntamente carros elétricos e totalmente autônomos com o objetivo de produzi-los em massa na China.

Com base no acordo de colaboração, a Baidu contribuirá com sua plataforma de direção autônoma aberta "Apollo". Já a Volvo fornecerá acesso aos seus conhecimentos e tecnologias da indústria automobilística.

As previsões da indústria mostram que a China deve se tornar o maior mercado para carros autônomos no mundo nas próximas décadas. A empresa de pesquisa de mercado IHS Markit afirmou no início deste ano que cerca de 14,5 milhões de carros autônomos serão vendidos na China até 2040, num volume global total de cerca de 33 milhões.

Em comunicado enviado à imprensa, a Volvo Cars afirma ter projeções ambiciosas para o mercado de carros autônomos, considerando-o como uma área de crescimento essencial dessa estratégia. Em meados da próxima década, a marca espera gerar um terço de todas as suas vendas anuais de carros autônomos.

Vale lembrar que no ano passado, a Microsoft e a Baidu anunciaram parceria para o desenvolvimento técnico de carros autônomos pelo mundo. Pelo acordo, a Baidu utilizaria alguns dos serviços da nuvem Microsoft Azure em sua plataforma Apollo fora da China.