Testamos iPhone XS e iPhone XS Max: vale a pena substituir seu iPhone X?

Roman Loyola, Macworld (EUA)
09/10/2018 - 10h28
Um processador mais rápido, novo tamanho Max e melhorias na câmera tornam o iPhone XS uma atualização atraente

Normalmente, os lançamentos da Apple funcionam da seguinte maneira: a empresa lança um produto importante e, no ano seguinte, a geração “S” dos iPhones que oferecem atualizações incrementais. Nesse caso, o novo iPhone XS e o iPhone XS Max são atualizações incrementais para o iPhone X do ano passado.

E, apesar dos novos telefones serem empolgantes, quem tem um iPhone X provavelmente poderá ficar bem ao esperar o que a companhia trará no próximo ano. Por outro lado, quem tem um iPhone mais antigo, essa pode ser agora de se atualizar.

Maior agilidade

O XS é o iPhone mais rápido até agora, graças ao novo processador A12 Bionic. É um processador de 64 bits com seis núcleos: dois núcleos de desempenho e quatro núcleos de eficiência, o mesmo número que o A11 Bionic do iPhone X tinha. Mas a Apple diz que os dois núcleos de desempenho do A12 Bionic são até 15% mais rápidos, e os quatro núcleos de eficiência usam até 50% menos energia.

CPU e velocidade gráfica

Os resultados com a ferramenta de benchmark Geekbench 4 mostraram um aumento de 13% no desempenho single-threaded com o iPhone XS e iPhone XS Max sobre o iPhone X, que está perto dos 15% de aumento da Apple. O aumento multi-core foi de 10%.

Em benchmarks baseados em gráficos, os resultados do Geekbench com seu teste de computação Metal mostraram um aumento de 40% em relação ao iPhone X. A Apple afirma que o iPhone XS é capaz de uma melhoria gráfica de até 50%.

Velocidade da Internet

Para testar o desempenho de conectividade do iPhone XS e do iPhone XS Max, foi usado o aplicativo Speedtest. É verdade que existem muitas variáveis que afetam a conectividade sem fio, então a experiência pode ser diferente.

Nos testes de Wi-Fi, há uma melhora nas velocidades de download, às vezes chegando a um aumento de 45%. Já a velocidade de upload teve um aumento muito menor.

Impressões de velocidade

Além de todos os valores de referência, há ainda as impressões subjetivas que você realmente não consegue medir com números. Por exemplo, o aprimorado Neural Engine no iPhone XS (projetado para algoritmos de aprendizado de máquina) proporciona uma experiência muito mais rápida e suave com os aplicativos Face ID, Animoji e realidade aumentada. Ligar o telefone e iniciar os aplicativos parece ser tão rápido quanto no iPhone X. O desempenho gráfico também pareceu o mesmo, seja assistindo a vídeos salvos no telefone, rolando, alternando telas, etc.

Melhorias na câmera

O iPhone XS e XS Max têm as mesmas câmeras traseiras e as mesmas especificações do iPhone X: resolução de 12 megapixels, sistema de lente dupla, telefoto de 51 mm com abertura ƒ / 2.4, zoom óptico de 2x, zoom digital de 10x e óptico estabilização de imagem. Há uma diferença na lente grande angular: ela é de 26 mm com abertura de ƒ / 1,8, enquanto o iPhone X tinha uma lente de 28 mm com a mesma abertura. O resultado é que o usuário obtém fotos mais amplas com o iPhone XS. Também possui um sensor maior que captura mais luz.

A câmera produz resultados muito agradáveis com grande cor e parece fazer um trabalho melhor com detalhes finos. A câmera do iPhone XS também parece ser mais capaz de lidar com diferentes situações de iluminação do que o iPhone X. Isso parece especialmente verdadeiro com fotos em pouca luz. Imagens do iPhone XS tiveram melhor nitidez e muito menos ruído do que as do iPhone X.

Testamos-IphoneX-comparativo1

Testamos-IphoneXS-comparativo1

Controle de Profundidade

Outro novo recurso de câmera é o Controle de profundidade, que permite ajustar a profundidade de campo em fotos no modo retrato.

Ao editar uma foto em modo retrato, uma ferramenta de ajuste do Controle de profundidade aparece abaixo da imagem. A ferramenta fornece intervalos de ƒ / 1.4 a ƒ / 16, e o usuário pode visualizar os resultados conforme ajusta a ferramenta. Estes são valores simulados de f-stop; as aberturas reais das lentes são sempre fixadas em f / 1.8 ef / 2.4.

Testamos-comparativo-iphoneX-noite

Testamos-comparativo-iphoneXS-noite

Câmara TrueDepth e mais retoques

A câmera TrueDepth (também conhecida como selfie cam) no iPhone XS e iPhone XS Max é semelhante à do iPhone X. Ela possui uma resolução de 7 megapixels com abertura ƒ / 2.2 e suporta Smart HDR, modo retrato, Iluminação de retrato e vídeo HD 1080p. Há uma diferença significativa: pode gravar vídeos em 1080p a 60 qps, acima do máximo de 30 qps no iPhone X.

Vários relatos apareceram na internet mostrando que o iPhone XS não apenas retoca automaticamente os tons de pele, mas também está indo ao extremo com suavização da pele, um ponto em que os resultados podem parecer artificiais.

A Apple não comentou o que está acontecendo aqui e, como foi relatado que o retoque ocorre mesmo ao desativar o Smart HDR, uma das teorias que tentam explicar o que está acontecendo é que a Apple acabou fazendo isso com a redução de ruído.

Vídeos

O iPhone XS e o iPhone XS Max têm os mesmos recursos de vídeo que o iPhone X. A câmera traseira pode gravar vídeo em 4K a 24 quadros por segundo, 30 qps ou 60 qps. Quem desejar gravar em 4K a 60 fps, deve considerar a capacidade de armazenamento de 512 GB, para fotografar sem se preocupar muito com espaço. O usuário também pode gravar em 1080p e 720p, ou em câmera lenta na resolução de 1080p e 120 ou 240 fps.

Como o iPhone XS possui uma lente grande angular ligeiramente mais ampla, seus vídeos serão gravados em um ângulo mais amplo do que com os iPhones anteriores.

A principal diferença com a gravação de vídeo no iPhone XS é, na verdade, com áudio. O XS agora grava som em estéreo, e o áudio reproduzido a partir do XS é em geral muito melhor em relação ao iPhone X, com melhor clareza e volume.

A questão do tamanho

Medindo 5,7 x 2,8 x 0,3 polegadas, o iPhone XS tem as mesmas dimensões que o iPhone X. O iPhone XS Max mede 6,2 x 3,1 x 0,3 polegadas, o que é um pouco diferente do que o iPhone 8 Plus, com 7,3 polegadas, o iPhone XS Max. Mas o usuário que já utilizou um iPhone Plus no passado, o iPhone XS Max é praticamente do mesmo tamanho.

Quem gosta de telefones grandes tem algumas opções. Mas quem gosta de celulares pequenos, não tem mais escolha. A Apple interrompeu o iPhone SE, e não há uma palavra oficial da empresa se uma continuação do telefone com uma tela de 4 polegadas estiver em andamento. O próximo iPhone XR, com sua tela de 6,1 polegadas, fica entre o iPhone XS e o XS Max em termos de tamanho.

Visores OLED

Ligados ao tamanho dos novos iPhones estão as telas de OLED. O iPhone XS mede 5,8 polegadas na diagonal, o mesmo que o iPhone X. A melhor exibição em um iPhone pertence ao iPhone XS Max. Não há nada tecnicamente diferente na tela do iPhone XS Max, é apenas maior, e isso significa que deixa uma impressão maior em quem olha para ele. A visão da tela de 6,5 polegadas ocupando praticamente toda a frente do dispositivo, as cores ricas, o preto profundo e o detalhe nítido impressionam.

Quando o iPhone X foi lançado, houve um pouco de preocupação com a possibilidade de queimar a tela, o efeito “fantasma”, onde o usuário pode ver elementos que estão frequentemente na tela. É mais provável que isso aconteça com os OLEDs, mas depois de quase um ano de propriedade do iPhone X, não foram notadas falhas.

Vida da bateria

Para testar a duração da bateria, foi usado o teste de bateria do Geekbench 4. Ele é mais sobre a execução de processos para drenar a bateria do que sobre a replicação do uso no mundo real. As pessoas usam seus telefones de maneira diferente, então a duração da bateria varia por pessoa.

A Apple diz que o iPhone XS oferece 30 minutos a mais de bateria que o iPhone X, embora o XS tenha uma bateria um pouco menor - a bateria XS do iPhone tem um tamanho de 2.658 mAh, enquanto o iPhone X é de 2.716 mAh. Os resultados mostram que o iPhone XS durou sete minutos a mais que o iPhone X.

O iPhone XS Max tem a maior bateria entre os iPhones, com um tamanho de 3.174 mAh. Ela dura 1,5 horas a mais que o iPhone X, segundo a Apple. No teste, o iPhone XS Max durou 57 minutos a mais do que o iPhone X. Alcançar as 1,5 horas da bateria da Apple em condições reais não deve ser um problema para o iPhone XS Max.

Entalhe e gestos

O entalhe existe porque abriga o sistema de câmera TrueDepth para identificação facial. Sua implementação não mudou, exceto que, com o iOS 12, agora é possível configurar a ID Facial com uma Aparência Alternativa, que pode ser usada para registrar uma segunda pessoa na ID Facial.

Quanto aos gestos, é preciso aprender novas formas de acessar o telefone sem um botão "Início". O novo usuário deve preparar-se para um período de adaptação - a duração desse período é diferente para todos.

Projeto de hardware

O design do iPhone X funciona bem, por isso a Apple não se desviou dele para o iPhone XS. Ao lado um do outro, os dois telefones são idênticos. Tanto o iPhone XS quanto o iPhone XS Max têm frentes e versos de vidro e suportam o carregamento sem fio Qi.

Há um problema com o iPhone XS, no entanto. Mesmo com o mesmo tamanho e formato do iPhone X, o impacto da câmera no XS é diferente; é um pouco mais larga e um pouco mais longa. Os usuário que têm capa para o iPhone X com um recorte de câmera traseira que esteja nivelado ou muito próximo do impacto da câmera, talvez veja que ela não cabe no iPhone XS corretamente.

A Apple oferece três cores: cinza, branco e dourado.

Conclusões

O iPhone X foi um smartphone que reenergizou a linha do iPhone depois do que pareceu um longo período de estagnação. Assim, o iPhone XS e o iPhone XS Max têm um trabalho difícil, mas fazem um ótimo trabalho sozinhos e não decepcionam.

Quem já tem um iPhone X, provavelmente não encontrará um motivo super atraente para fazer o upgrade para um iPhone XS. A principal diferença é a velocidade: um aumento de CPU de até 15% (de acordo com a Apple) sobre o iPhone X é convincente o suficiente? Talvez não. Os gráficos e o aumento no desempenho de AR são mais substanciais, por isso, quem gosta muito de jogos para iPhone ou aplicativos de RA, pode considerar seriamente a atualização. O iPhone XS tira fotos melhores do que o iPhone X, mas as melhorias são situacionais e podem não parecer necessariamente uma grande recompensa para a maioria das pessoas. Considerando tudo, o usuário ficará bem no iPhone X por pelo menos mais um ano, quando a recompensa de upgrade será maior.

Quem está pensando em uma atualização de um iPhone X para um iPhone XS Max, no entanto, tem mais argumentos convincentes. A tela maior deixa uma impressão maior do que parece.

O iPhone XS eo iPhone XS Max são mais atraentes para os usuários de iPhones mais antigos que o iPhone X. Os aprimoramentos no processador, na câmera e no monitor têm mais impacto para os proprietários do iPhone 7 e mais antigos (ou até mesmo um iPhone 8).

Se o preço é uma grande consideração - com preços a partir de US$ 999, provavelmente é -, o consumidor pode considerar esperar alguns dias pelo iPhone XR, o modelo mais barato da Apple. Tem o mesmo processador que o iPhone XS, mas possui uma câmera traseira de lente única em vez de uma de lente dupla, e também usa um display de LED de baixa resolução. Por US$ 749, seu preço é mais amigável.

Crédito Imagens: Roman Loyola