Huawei supera Apple como segunda maior vendedora de smartphones do mundo

Da Redação
01 de agosto de 2018 - 17h19
Fabricante chinesa agora fica atrás apenas da Samsung; Em três meses, empresa vendeu 54 milhões de aparelhos

A Huawei superou a Apple ao se tornar a segunda maior vendedora de smatrphones do mundo. A Samsung ainda se mantém no topo. 

Segundo relatório das empresas de pesquisa IDC, Canalys IHS Markit, a fabricante chinesa vendeu cerca de 54 milhões de aparelhos no último trimestre, mais de 40% em relação ao mesmo período do ano passado. Isso foi suficiente, inclusive, para estreitar a distância com a líder do mercado sul-coreana. Isso porque a Samsung vendeu mais de 70 milhões de aparelhos no mesmo período, uma queda de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Em comunicado, a IDC avalia que o crescimento contínuo da Huawei é "para dizer, no mínimo, impressionante". "Assim como sua capacidade de entrar em mercados nos quais, até recentemente, a marca era desconhecida", avaliou Ryan Reith, da IDC.

Mais impressionante ainda se dá pelo fato de que a Huawei não tem entrada na maior economia do mundo. Isso porque o governo dos Estados Unidos barrou a fabricante chinesa de vender seus smartphones e serviços de infraestrutura no país, uma decisão que, segundo os EUA, tem a ver com a preocupação de espionagem por parte do governo chinês. A Huawei negou que seus produtos apresentem riscos de segurança.

Segundo avaliação da ISH Markit, a Huawei conseguiu contornar esse viés ao focar a venda em milhões de aparelhos mais baratos no mercado asiático, onde suas vendas mais que dobraram comparadas com o mesmo trimestre em 2017. As vendas também cresceram na Europa, Oriente Médio e África.

Em junho deste ano, a fabricante chinesa anunciou que voltará a vender seus smartphones no mercado brasileiro depois de um hiato de cerca de três anos. Um dos aparelhos mais bem avaliados do mercado, o Huawei P20 Pro, que traz câmera tripla da Leica, deve ser um dos primeiros a ganhar lançamento no Brasil, assim como o top de linha Mate 10.