Novo Samsung Galaxy J8 chega ao Brasil nesta semana por R$ 1.899

Por Carla Matsu
30/07/2018 - 15h13
Fabricante apresentou novo integrante da família J nesta segunda-feira; Aparelho traz câmera dupla com foco dinâmico e bateria de 3.500mAh

A Samsung apresentou nesta segunda-feira (30) um novo integrante para a família Galaxy J, o Samsung Galaxy J8. O aparelho de entrada traz design e alguns recursos que habitam modelos na faixa premium, como tela Super Amoled, câmera dupla traseira com foco dinâmico, flash LED ajustável na parte frontal e recursos de realidade aumentada para a câmera que permitem "colar" stickers, por exemplo.

Segundo Loredana Sarcinella, diretora de marketing da Samsung Brasil, os aparelhos Galaxy J - que até junho deste ano eram representados em 10 modelos - hoje, são responsáveis por 47% dos smartphones vendidos no mercado brasileiro, citando números levantados pela GFK de janeiro a junho deste ano. No ano passado, a fatia do Galaxy J era de 43% para o mesmo período.

Em coletiva de imprensa realizada no escritório da Samsung nesta segunda, executivos da companhia afirmaram que os modelos mais antigos da linha Galaxy J, incluindo aí J5 e o J Prime sairão de linha em breve. Loredana também reforçou que a Samsung diminuirá seu foco na produção de aparelhos que tenham 8G e 16G de armazenamento para assumir, cada vez mais, aqueles que tenham 32GB e 64GB de capacidade, uma vez que é uma demanda do próprio mercado dada a crescente necessidade por memória interna. Afinal, não adianta muito sofisticar recursos da câmera para as pessoas melhorarem suas selfies se não houver espaço no telefone para guardar isso. O Galaxy J8, por exemplo, chega com 4GB de memória RAM e 64GB de armazenamento interno que pode ser expandido até 400 GB com o uso do cartão MicroSD.

Design e câmera mais próximo da experiência premium

Com o Galaxy J8, a Samsung traz um aparelho leve com design elegante e a possibilidade de o consumidor escolher entre três cores: preto, violeta e prata. A tela com tecnologia Super Amoled traz display infinito de 6 polegadas, que promete entregar mais brilho e contraste nas imagens. Uma vez que a Samsung diminuiu o espaço para as bordas no aparelho, o botão com leitura de impressão digital deixa de existir na parte da frente e vai parar na parte traseira, abaixo das câmeras. 

E por falar em câmera, a do J8 também segue a tendência dos novos aparelhos que chegaram recentemente ao mercado, com câmera traseira dupla que permite modo retrato e o que a Samsung chama de Foco Dinâmico - possibilita ajustar a profundidade de campo da imagem e desfocar o fundo antes e depois do clique. A câmera dupla traseira oferece 16 MP e 5 MP, com abertura de F1.7 e F1.9, respectivamente. Já a câmera frontal entrega 16 MP, com a abertura de foco de F1.9 e flash LED ajustável com três intensidades diferentes - o tipo de característica que visa atender as expectativas dos autorretratos. 

J8-especs

Experiência e capacidade

O novo modelo da Samsung vem com Android 8.0 e assim como os outros aparelhos da fabricante sul-coreana trazem “a experiência personalizada da Samsung” para o sistema operacional do Google. Isso quer dizer que o Galaxy J8 oferece a habilidade de dividir a tela entre dois apps selecionados com a função Par de Apps, além de permitir ao usuário escolher os pares de aplicativos que utiliza com mais frequência.

Um recurso que deve agradar aqueles mais preocupados com a privacidade é a Pasta Segura, que permite reunir aplicativos, fotos e documentos importantes com uma camada  adicional de segurança - para destravar esta pasta, o aparelho pede por sua impressão digital ou senha. 

O aparelho também vem de fábrica com o Samsung Health, que ajuda a controlar e monitorar atividades físicas, alimentação e qualidade do sono, e a compatibilidade com os wearables Samsung, como os smartwatches Gear Fit2 Pro, Gear Sport e Gear S3, além do fone de ouvido Gear IconX, que, entre outras funcionalidades, oferecem acompanhamento detalhado de informações nutricionais e monitoramento cardíaco.

O aparelho traz bateria de 3.500 mAh, que promete autonomia longe da tomada para um  dia de uso completo, dual SIM card e chip Qualcomm Snapdragon 450.

Disponibilidade e preço

O Galaxy J8 chega as principais varejistas do Brasil nesta semana, assim como lojas online e físicas da Samsung, com o preço sugerido de  R$ 1.899,00.