Novo recurso do WhatsApp alerta usuários sobre links suspeitos

Da Redação
21 de julho de 2018 - 14h00
Em fase de testes, a ferramenta é voltada para combater um exploit em que os criminosos buscam imitar URLs legítimas com caracteres de outros idiomas.

O WhatsApp começou a testar recentemente um novo recurso para combater a disseminação de spam entre os seus usuários. Revelada inicialmente pelo Mashable e depois confirmada pela empresa, a nova ferramenta consegue detectar links suspeitos em mensagens recebidas pelo aplicativo.  

Conforme a reportagem, o recurso é voltado para combater um exploit conhecido como “IDN homograph attack”. Comum entre cibercriminosos, a técnica usa caracteres de alfabetos de outros idiomas que se pareçam com uma determinada letra para fazer com os links suspeitos se pareçam com URLs legítimas. 

Como funciona

Após detectar a possível ameaça, a solução faz então um alerta ao usuário antes que ele clique no link em questão. Para isso, o aplicativo vai marcar o link suspeito com um aviso em vermelho dizendo “link suspeito” (“suspicious link”).

“Para proteger a sua privacidade, essas verificações acontecem inteiramente no seu aparelho, e por causa da criptografia de ponta a ponta o WhatsApp não consegue ver o conteúdo das suas mensagens”, afirmou um porta-voz da empresa em comunicado enviado ao Mashable sobre a novidade.