Como a App Store da Apple mudou as nossas rotinas e trabalho

Leif Johnson, Macworld (EUA)
10 de julho de 2018 - 17h00
Conveniência, variedade e segurança da loja de aplicativos impulsionou a produtividade de usuários

As discussões sobre o impacto da App Store tendem a se concentrar em como isso deu a milhares de pequenos desenvolvedores uma boa maneira de ganhar dinheiro ou como isso mudou a vida social das pessoas. Porém, há relativamente pouca atenção à forma como simplificou as nossas rotinas. 

Hoje em dia, um único iPad pode substituir pilhas de papel ou até mesmo um iPhone pode fazer o mesmo, desde que com um teclado Bluetooth. As anotações podem ser compiladas em um aplicativo como o Scrivener. É possível, também, tirar fotos e enviar para aplicativos de anotações como o Evernote. Se precisar fazer anotações manuscritas, a pessoa pode fazê-las em um aplicativo como o Notability. E, além disso, toda essa informação está em qualquer lugar, graças ao iCloud

No entanto, seria errado dizer que a App Store prospera apenas porque acrescenta conveniência. Afinal, hoje em dia tem concorrentes que fazem o mesmo. Não, a App Store se sai tão bem em parte porque combina essa conveniência com um grau notável de segurança. 

Além disso, a curadoria da Apple permite que os usuários experimentem. Eles não estão restritos a um aplicativo. Se não gosta de um, pode facilmente comprar ou experimentar outro de um concorrente em questão de minutos. Com o processo de verificação da Apple, o usuário sabe que pode fazer o download de cada aplicativo. 

Outra grande diferença é que a maior parte dos aplicativos é barata. As ferramentas para iOS não têm quase nenhum valor em comparação com os preços de software de desktop. Todas essas mudanças parecem simples, mas isso é apenas um sinal de quanto a App Store já influenciou as pessoas. 

Ela permite que os profissionais encontrem maneiras eficientes de criar e que os usuários encontrem esses produtos facilmente, muitas vezes de forma barata e sem medo. Em uma época cada vez mais repleta de medos sobre segurança, custos crescentes e desinformação, a App Store é uma boa solução.